27.1 C
New York
Tuesday, October 7, 2025
InícioInternacionalCâmara dos Deputados notifica Michel Temer sobre denúncia por corrupção passiva

Câmara dos Deputados notifica Michel Temer sobre denúncia por corrupção passiva

Michel Temer recebe notificação da Câmara dos Deputados sobre denúncia por corrupção passiva

A Câmara dos Deputados notificou oficialmente o presidente brasileiro, Michel Temer,sobre a denúncia do procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, por crime de corrupção passiva, escreve o Globo. O documento chegou, ontem à Câmara e foi lido em plenário. A entrega da denúncia na Câmara dos Deputados por um funcionário do Supremo dá, assim, início à tramitação do processo.

“Com vontade livre e consciente, o presidente da República, Michel Miguel Elias Temer Lulia, recebeu para si em razão de sua função, em comunhão de ações, unidades e desígnios e por intermédio de Rodrigo Santos da Rocha Loures, vantagem indevida de cerca de R$ 500 mil”, leu a deputada Mariana Carvalho, PSDB – RO, segunda-secretária da Câmara.

A denúncia seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Na CCJ, o processo vai ganhar um relator. Michel Temer terá até dez sessões da Câmara para apresentar a defesa e serão mais cinco sessões para entrega, discussão e votação do parecer. Depois dessa votação, o caso vai para o Plenário da Câmara.

A estratégia do governo é concluir o processo na Câmara, se possível, antes do dia 18 de Julho, quando começa o recesso parlamentar. Para isso, Temer quer rapidez e deve entregar a defesa na segunda-feira (3) ou na terça-feira (4).

A oposição vai insistir por um debate mais amplo. Quer, inclusive, ouvir na CCJ o procurador-geral da República.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara dos Deputados, disse que não haverá atropelos: “Nós queremos que os prazos aqui sejam garantidos, que a Constituição seja preservada, como sempre, respeitando a Constituição, o regimento da casa, para que a gente tenha esse processo resolvido dentro da regra do jogo o mais rápido possível e que a gente volte à nossa agenda”.

A primeira reunião da Comissão de Constituição e Justiça para tratar da denúncia contra Temer está marcada para a terça-feira (4). Até lá, o presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco, deve escolher o relator do caso. Apesar de ser do mesmo partido do presidente, Pacheco disse que vai escolher um deputado isento, sem ligações com Temer.


Fonte:O Pais – Internacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

África Subsariana Mantém Crescimento Resiliente, Mas Enfrenta Desafio Urgente De Emprego

0
O Banco Mundial prevê um crescimento de 3,8% na economia da África Subsariana em 2025, destacando a resiliência económica da região. No entanto, alerta para a...
- Advertisment -spot_img