27.1 C
New York
Saturday, October 4, 2025
InícioCulturaCamões dedica mês de Fevereiro ao escritor português José Cardoso Pires

Camões dedica mês de Fevereiro ao escritor português José Cardoso Pires

Este ano, celebra-se o centenário de José Cardoso Pires. Para o efeito, o Camões – Centro Cultural Português em Maputo, no âmbito da iniciativa Escritor do Mês, dedica Fevereiro ao escritor português.

A obra de José Cardoso Pires constitui um marco relevante no panorama da literatura portuguesa, estando relacionada com tendências estéticas e com dominantes temáticas que marcaram a segunda metade do século XX.

O escritor nunca se identificou com grupos ou correntes literárias, no entanto, a obra de José Cardoso Pires foi influenciada pelos movimentos neo-realista e surrealista e ficou marcada por preocupações sociais constantes, sendo considerada como uma das mais ricas e significativas.

O Delfim (1968) é geralmente considerada a sua obra-prima, em que o narrador assume uma condição de forasteiro, aparentemente descomprometido com uma realidade anacrónica. Recebido até 1974 como romance neo-realista, o livro tem despertado um interesse crescente como narrativa pós-modernista e, em 2002, foi adaptado para o cinema pelo realizador Fernando Lopes.

Para esta terça-feira, foi agendada uma sessão de animação de leitura, dinamizada pelo escritor e ensaísta António Cabrita, com a participação da actriz Sufaida Moiane, com a leitura de excertos da obra Dinossauro Excelentíssimo (1972).

Para esta quarta-feira, a partir das 17h45, foi agendada uma exibição do filme O Delfim, realizado por Fernando Lopes, baseado na obra homónima de José Cardoso Pires, na Biblioteca do Camões-Centro Cultural Português em Maputo.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Homem acusado de sequestrar menor morre após ser espancado pela população

0
Um jovem de 30 anos acusado de sequestrar um menor de 10 anos no distrito de Vanduzi faleceu no hospital provincial de Chimoio após ser espancado pela...
- Advertisment -spot_img