Resumo
A Ministra das Finanças de Moçambique, Carla Loveira, participou numa reunião do Grupo dos Governadores Africanos, com o tema "Financiar Infraestruturas Resilientes Para o Desenvolvimento em África", acompanhada pelo Governador do Banco de Moçambique e pelo Embaixador de Moçambique em Washington. Durante o encontro, os Governadores Africanos apresentaram um memorando ao Presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banca, com propostas de apoio para África, incluindo o reforço do FMI/BM na mobilização de recursos internos, capacidade orçamental, eficiência dos investimentos públicos e captação de investimentos privados para infraestruturas. O Presidente do Banco Mundial, Jay Banga, comprometeu-se a apoiar as iniciativas apresentadas, visando tornar África próspera ao combinar soluções inovadoras de financiamento, capacidade fiscal e eficiência do investimento público. A reunião destacou a necessidade de financiar infraestruturas resilientes para o desenvolvimento de África.
Intervindo na ocasião, o Presidente do Banco Mundial, o Sr. Jay Banga, reafirmou o compromisso da sua instituição em apoiar todas as iniciativas apresentadas no memorando do entendimento, tendo em conta a situação de vulnerabilidade que os países africanos enfrentam.
Acreditamos que a abordagem de combinar soluções inovadoras de financiamento com o reforço a capacidade fiscal e da eficiência do investimento público, juntamente com a mobilização de recursos financeiros e sua utilização eficiente, podemos fazer de África um continente prospero. Disse o Presidente do Banco Mundial.
A reunião terminou com o apelo dos Governadores Áfricanos do Fundo Monetário Internacional e do Grupo do Banco Mundial à necessidade de financiamento de infraestruturas resilientes para o Desenvolvimento da África.
Fonte: MEF