27.1 C
New York
Sunday, September 14, 2025
InícioDesportoCFM lança eventos desportivos em celebração aos 130 anos da sua criação

CFM lança eventos desportivos em celebração aos 130 anos da sua criação

Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciaram nesta quarta-feira, 11 de Junho, em conferência de imprensa realizada na sede da empresa, o arranque das actividades desportivas inseridas nas celebrações do seu 130.º aniversário.

 

A iniciativa inclui a entrega de 130 salas de aula por todo o país, bem como provas de atletismo, torneios de basquetebol e futebol, envolvendo colaboradores, atletas veteranos, crianças e atletas paralímpicos.

 

“No âmbito da comemoração dos 130 anos, nós como CFM vamos fazer a entrega de 130 salas ao nível do país e também teremos actividades desportivas e vamos desenvolver uma série de actividades ligadas à saúde”, compartilhou Joaquim Zucula, Administrador Executivo dos CFM.

 

“As actividades desportivas que foram escolhidas para estas celebrações, para além da légua, teremos também torneios de futebol e de basquetebol que decidimos contemplar para completar o conjunto desportivo veteranos e infantis”, contou Alberto Aleluia, Director do Património dos CFM.

 

A principal atracção será a corrida denominada “Légua dos 130 anos”, que terá lugar no dia 28 de Junho. A prova vai contar com cerca de 1.500 atletas e terá um percurso de 7,2 quilómetros, com partida e chegada na Praça dos Trabalhadores.

 

“Essa iniciativa visa promover o estilo de vida saudável, valorizar o atletismo nacional e reforçar o vínculo histórico entre o CFM e a sociedade moçambicana. Teremos como uma das categorias a dos colaboradores do CFM, assim como os colaboradores já reformados, e para todas as categorias, masculino e feminino. E, para não sermos selectivos, também teremos a inclusão social, com a participação dos paralímpicos, que vão competir nas categorias de cadeirantes e triciclos”, explicou o representante da Associação de Atletismo.

 

Para a prova de basquetebol, Anastácio Monteiro, Secretário-Geral da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), revelou que o torneio contará com equipas de veteranos (masculino e feminino), num formato de meias-finais e finais.

 

“Temos categorias de veteranos, que são os praticantes do basquetebol, divididas em géneros. Em masculinos teremos as equipas do CFM, CFM OPSI, EDM e LAM. Em femininos temos CFM, Axinenes, EDM e Chiveve Team. Todas as quatro formações vão disputar meias-finais a dois jogos. Em relação à escala de formação, que vai até aos 16 anos, num leque de 10 equipas femininas e 11 equipas masculinas, teremos que fazer uma selecção das melhores quatro equipas de cada género”, concluiu.

 

Já o torneio de futebol, na categoria de veteranos, terá a participação de seis equipas: Ferroviário de Maputo A e B, LAM, EDM, SENAMI e MPDC, com o arranque da pré-eliminatória agendado para este sábado, 14 de Junho, seguido pelas meias-finais no dia 21 e a final no dia 28, segundo avançou o Vice-Presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM), Adérito Matangala.

 

“Para este torneio foi orientado o sistema de eliminatórias. A pré-eliminatória tem lugar no dia 14 de Junho de 2025. As meias-finais estão agendadas para o dia 21 e a final para o dia 28 de Junho. Os jogos serão disputados aos sábados, no período da tarde. Teremos também o torneio para o escalão de infantis. Participam nesta prova oito equipas, seleccionadas pelos CFM, a saber: Ferroviário de Maputo, Ferroviário das Mahotas, Maxaquene, Costa do Sol, Mahafil, Madrid Soccer Academy, Desportivo Maputo e Atlético Clube de Moçambique”.

 

 

Dinheiro, medalhas, taças e material escolar ais participantes

 

Para os vencedores das provas da “Légua dos 130 anos”, os prémios variam entre os 5.000 e os 60.000 meticais, tal como explicou Alberto Aleluia, Director do Património do CFM.

 

“Teremos, na categoria única de populares federados, 60.000 meticais para o primeiro classificado, 40.000 para o segundo e 20.000 para o terceiro. O quarto e o quinto terão 15.000 e 10.000 meticais, respectivamente, e do sexto ao décimo lugar receberão 5.000 meticais. Para a categoria dos funcionários do CFM, os prémios vão de 40.000 meticais para o primeiro lugar até 5.000 meticais para o quinto. Já os veteranos e atletas paralímpicos terão a mesma escala de premiação: 20.000 meticais para o primeiro, 15.000 para o segundo, 10.000 para o terceiro, 7.500 para o quarto e 5.000 meticais para o quinto classificado”, explicou.

 

De referir que, além dos prémios em dinheiro, os vencedores terão direito a medalhas e taças, e todos os petizes receberão material escolar no final das provas.

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Saúde e Segurança no Trabalho (SST)

0
Por: Naice Novela Saúde e Segurança no Trabalho (SST) refere-se ao conjunto de medidas e práticas adoptadas para prevenir acidentes e doenças relacionadas ao trabalho,...
- Advertisment -spot_img