CFM lança eventos desportivos em celebração aos 130 anos da sua criação

0
74
Os Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) anunciaram nesta quarta-feira, 11 de Junho, em conferência de imprensa realizada na sede da empresa, o arranque das actividades desportivas inseridas nas celebrações do seu 130.º aniversário.

 

A iniciativa inclui a entrega de 130 salas de aula por todo o país, bem como provas de atletismo, torneios de basquetebol e futebol, envolvendo colaboradores, atletas veteranos, crianças e atletas paralímpicos.

 

“No âmbito da comemoração dos 130 anos, nós como CFM vamos fazer a entrega de 130 salas ao nível do país e também teremos actividades desportivas e vamos desenvolver uma série de actividades ligadas à saúde”, compartilhou Joaquim Zucula, Administrador Executivo dos CFM.

 

“As actividades desportivas que foram escolhidas para estas celebrações, para além da légua, teremos também torneios de futebol e de basquetebol que decidimos contemplar para completar o conjunto desportivo veteranos e infantis”, contou Alberto Aleluia, Director do Património dos CFM.

 

A principal atracção será a corrida denominada “Légua dos 130 anos”, que terá lugar no dia 28 de Junho. A prova vai contar com cerca de 1.500 atletas e terá um percurso de 7,2 quilómetros, com partida e chegada na Praça dos Trabalhadores.

 

“Essa iniciativa visa promover o estilo de vida saudável, valorizar o atletismo nacional e reforçar o vínculo histórico entre o CFM e a sociedade moçambicana. Teremos como uma das categorias a dos colaboradores do CFM, assim como os colaboradores já reformados, e para todas as categorias, masculino e feminino. E, para não sermos selectivos, também teremos a inclusão social, com a participação dos paralímpicos, que vão competir nas categorias de cadeirantes e triciclos”, explicou o representante da Associação de Atletismo.

 

Para a prova de basquetebol, Anastácio Monteiro, Secretário-Geral da Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), revelou que o torneio contará com equipas de veteranos (masculino e feminino), num formato de meias-finais e finais.

 

“Temos categorias de veteranos, que são os praticantes do basquetebol, divididas em géneros. Em masculinos teremos as equipas do CFM, CFM OPSI, EDM e LAM. Em femininos temos CFM, Axinenes, EDM e Chiveve Team. Todas as quatro formações vão disputar meias-finais a dois jogos. Em relação à escala de formação, que vai até aos 16 anos, num leque de 10 equipas femininas e 11 equipas masculinas, teremos que fazer uma selecção das melhores quatro equipas de cada género”, concluiu.

 

Já o torneio de futebol, na categoria de veteranos, terá a participação de seis equipas: Ferroviário de Maputo A e B, LAM, EDM, SENAMI e MPDC, com o arranque da pré-eliminatória agendado para este sábado, 14 de Junho, seguido pelas meias-finais no dia 21 e a final no dia 28, segundo avançou o Vice-Presidente da Associação de Futebol da Cidade de Maputo (AFCM), Adérito Matangala.

 

“Para este torneio foi orientado o sistema de eliminatórias. A pré-eliminatória tem lugar no dia 14 de Junho de 2025. As meias-finais estão agendadas para o dia 21 e a final para o dia 28 de Junho. Os jogos serão disputados aos sábados, no período da tarde. Teremos também o torneio para o escalão de infantis. Participam nesta prova oito equipas, seleccionadas pelos CFM, a saber: Ferroviário de Maputo, Ferroviário das Mahotas, Maxaquene, Costa do Sol, Mahafil, Madrid Soccer Academy, Desportivo Maputo e Atlético Clube de Moçambique”.

 

 

Dinheiro, medalhas, taças e material escolar ais participantes

 

Para os vencedores das provas da “Légua dos 130 anos”, os prémios variam entre os 5.000 e os 60.000 meticais, tal como explicou Alberto Aleluia, Director do Património do CFM.

 

“Teremos, na categoria única de populares federados, 60.000 meticais para o primeiro classificado, 40.000 para o segundo e 20.000 para o terceiro. O quarto e o quinto terão 15.000 e 10.000 meticais, respectivamente, e do sexto ao décimo lugar receberão 5.000 meticais. Para a categoria dos funcionários do CFM, os prémios vão de 40.000 meticais para o primeiro lugar até 5.000 meticais para o quinto. Já os veteranos e atletas paralímpicos terão a mesma escala de premiação: 20.000 meticais para o primeiro, 15.000 para o segundo, 10.000 para o terceiro, 7.500 para o quarto e 5.000 meticais para o quinto classificado”, explicou.

 

De referir que, além dos prémios em dinheiro, os vencedores terão direito a medalhas e taças, e todos os petizes receberão material escolar no final das provas.

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!