Resumo
Mais de sete mil clientes estão sem energia elétrica há quatro dias no Posto Administrativo de Chalaua, distrito de Moma, em Nampula, devido à queda de postes da linha elétrica de Nametil, devido às chuvas intensas. O apagão afetou todas as localidades com acesso à rede nacional, prejudicando a vida da população e a atividade comercial, incluindo o abastecimento de combustíveis. A Electricidade de Moçambique enviou uma equipa para reparar os danos, mas as condições climatéricas têm dificultado os trabalhos. A situação persiste devido à continuação das chuvas na região.
O corte decorreu da queda de postes de condução ao logo da linha eléctrica que parte de Nametil, vila-sede do distrito de Mogovolas, devido às chuvas intensas que se fazem sentir nos últimos dias naquela região costeira da província.
A situação provocou apagão em todas as localidades do posto administrativo com acesso à energia da rede nacional. De acordo com Nelson Almeida, chefe do posto administrativo, o apagão está a condicionar a vida normal da população e a actividade comercial, com destaque para o funcionamento das bombas de abastecimento de combustíveis liquefeitos.
Uma equipa de técnicos da Electricidade de Moçambique (EDM) foi destacada para a reparação dos danos nas infra-estruturas eléctricas, porém, os trabalhos decorrem condicionados, por causa da queda de chuva que ainda se regista um pouco por todo o distrito de Moma.

Fonte: Jornal Noticias






