Com o final dos campeonatos pela Europa fora, o desenho da Fase Liga da Champions da próxima temporada começa a formar-se.
À data deste artigo, 16 equipas provenientes de oito países já estão apuradas, mas ainda há campeonatos em que há muito por decidir. Em Portugal nada está definido, pois Sporting e Benfica disputam na próxima e última jornada o título nacional bem como a única vaga direta a que Portugal tem direito na Champions. A equipa que ficar em segundo lugar terá de disputar a terceira pré-eliminatória.
O caso mais «incrível» é o inglês. Não só pelo número de seis equipas que vão participar diretamente na primeira fase da prova, mas porque dessas seis, apenas é conhecido o Liverpool quando faltam duas jornadas por jogar.
Arsenal, Newcastle, Manchester City, Chelsea, Aston Villa e Nottingham Forest estão ainda na luta pelas vagas diretas via campeonato inglês. A estes clubes juntam-se Manchester United e Tottenham, curiosamente na ponta oposta da tabela, em 16.º e 17.º, respetivamente, mas vão disputar a final da Liga Europa, cujo vencedor ganha o direito a uma vaga na Fase Liga da Champions 25/26.
Em Espanha, o «trio habitual» composto por Barcelona, Real Madrid e At. Madrid já marcou os bilhetes para a próxima edição da prova milionária. Contudo, a Liga espanhola leva cinco equipas, com Ath. Bilbao e Villarreal atualmente no quarto e quinto posto, mas com o Betis à espreita de um deslize destes dois últimos faltando três rondas para terminar o campeonato espanhol.
Em Itália está a mais recente adição a esta lista. A vitória da Atalanta contra a Roma permitiu que a equipa de Bergamo fosse a 16.º classificada diretamente para a Champions e a terceira no campeonato transalpino, depois de Nápoles e Inter, ficando apenas por decidir o quarto lugar na Liga dos Campeões entre Juventus, Lazio, Roma, Bolonha, o Milan de Conceição e a Fiorentina.
A Alemanha já tem Bayern Munique e Bayer Leverkusen apurados, sendo que os últimos dois lugares via campeonato – o terceiro e o quarto – sobram para Frankfurt, Friburgo, Dortmund e Mainz quando falta apenas uma jornada por disputar.
O PSG, que está na final bem como os italianos do Inter, já está apurado via Liga francesa, juntamente com Marselha e Mónaco que fecham os lugares de qualificação direta em França. O mesmo acontece nos Países Baixos com Ajax e PSV qualificados para a Champions 2025/26.
Slavia Praga garantiu a sua vaga, pois ganhou o campeonato da Chéquia, já o Olympiakos venceu o título grego, mas apenas tem direito à vaga direta devido à final da edição da prova deste ano ser entre PSG e Inter.
Ficam a faltar 20 equipas para formar o lote total de 36 formações que disputarão a próxima edição da Liga dos Campeões.
Fonte: Mais Futebol