27.1 C
New York
Wednesday, February 4, 2026
InícioNacionalPolíticaChapo destaca nova era nas relações diplomáticas entre moçambique e Gâmbia

Chapo destaca nova era nas relações diplomáticas entre moçambique e Gâmbia

Moçambique e Gâmbia inauguraram  formalmente relações diplomáticas esta quarta-feira, com a  apresentação, ao Presidente da República,  das Cartas Credenciais da primeira Alta-comissária gambiana  acreditada em Maputo, Fatoumata Jahumpa Ceesay. 

Num acto descrito pelo Chefe do Estado como “um momento de  grande satisfação”, o início desta missão diplomática marca uma  nova etapa na cooperação entre os dois países africanos, com  promessas de reforço dos laços políticos, técnicos e culturais, num contexto de aproximação estratégica e de promoção da  solidariedade africana. 

“É com grande satisfação e com o regozijo próprio de momentos  diplomáticos de relevo que recebemos, hoje, as Cartas Credenciais  que Vossa Excelência, Alta-comissária Designada da Gâmbia, nos  apresenta”, afirmou o Presidente da República, acrescentando que este  gesto marca “o início de uma nova e importante fase nas relações  bilaterais entre as nossas duas nações, Gâmbia e Moçambique”. 

Ao dar as boas-vindas à nova representante gambiana, com  residência em Pretória (África do Sul), o estadista transmitiu saudações  ao Presidente da Gâmbia, Adama Barrow, e reafirmou os laços  históricos entre os dois povos, “ligados por laços de amizade,  solidariedade e cooperação, baseados no respeito e confiança  mútuos e na defesa dos valores que nos são comuns”. 

Apesar da distância geográfica, o estadista moçambicano sublinhou  que Moçambique e Gâmbia partilham uma história de luta pela  independência e um compromisso comum com a paz, democracia e  desenvolvimento. “As nossas nações, embora em diferentes subregiões, encontram na União Africana e noutros fóruns multilaterais a  plataforma de uma voz unida e para a promoção de uma agenda  africana de progresso dos nossos povos”, declarou. 

Para o Chefe do Estado, a acreditação da primeira Alta-comissária  gambiana “reflecte o desejo da Gâmbia de aprofundar os laços de  amizade, solidariedade e cooperação”, e representa uma “excelente  oportunidade para identificarmos e explorarmos novas áreas de  colaboração”, a somar-se às relações políticas e diplomáticas já  existentes.

O Presidente Daniel Chapo destacou ainda que esta missão se inicia  “em pleno ano de início de actividades do novo Governo de  Moçambique”, e coincide com a celebração dos 50 anos da  independência nacional, no próximo dia 25 de Junho, o que, na sua  óptica, cria “um momento crucial para o fortalecimento dos laços  económicos” e para o relançamento das relações bilaterais num novo  patamar de cooperação. 

O Presidente moçambicano agradeceu o apoio da Gâmbia à  candidatura de Moçambique ao Conselho de Segurança das Nações  Unidas como membro não-permanente, e assegurou que Maputo  continuará a concertar posições com Banjul em fóruns multilaterais,  como a União Africana e as Nações Unidas, em matérias de interesse  comum. 

Por sua vez, a Alta-comissária Fatoumata Jahumpa Ceesay manifestou  o desejo do seu país de fortalecer os vínculos técnicos e culturais com  Moçambique, destacando que, enquanto países em  desenvolvimento, Gâmbia e Moçambique têm desafios e objectivos  partilhados que justificam uma cooperação reforçada para benefício  mútuo dos seus povos, no espírito da cooperação sul-sul. 

Na mesma cerimónia, realizada na Presidência da República, Chapo recebeu ainda as cartas credenciais de outros  novos chefes de missões diplomáticas acreditados em Moçambique,  nomeadamente do Embaixador da Argélia, Maleck Djaoud; da  Embaixadora da China, Zheng Xuan; da Embaixadora de Angola,  Juvelina Alfredo Imperial da Costa; do Embaixador dos Emirados  Árabes Unidos, Mansour Mohamed Ali Alujuwaied; do Embaixador do 

Irão, Mansour Shakib Mehr; e da Alta Comissária da Jamaica, Jaon  Thomas Edwars. 

O Presidente da República expressou a satisfação por receber as  Cartas Credenciais e reiterou a vontade do Governo de Moçambique  de fortalecer e desenvolver as relações de amizade e cooperação existentes com os sete países representados pelos diplomatas. 

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Um caminhão móvel de clínica de saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS) estacionou num campo de erva no Quênia, com um grupo de pessoas reunidas perto, provavelmente recebendo serviços de saúde ou informações.

OMS pede US$ 1 bilhão para responder às piores crises sanitárias...

0
Agência indica progressos em iniciativas desenvolvidas ao longo do ano no Brasil, na Guiné-Bissau, em Timor-Leste e em Moçambique; avanços incluem cobertura de saúde, vacinação e resposta a emergências.
- Advertisment -spot_img