Resumo
O Presidente da República, Daniel Chapo, encerrou a Conferência Nacional sobre o Combate à Corrupção em Maputo, promovida pela Procuradoria-Geral da República. O evento teve como objetivo identificar desafios relacionados com a corrupção em Moçambique, propor soluções e promover um diálogo aberto com a sociedade sobre medidas de prevenção e responsabilização criminal. Participaram especialistas da justiça, académicos, organizações da sociedade civil e parceiros internacionais, debatendo temas como corrupção nos setores da educação, saúde, contratação pública, gestão da coisa pública, ambiente, justiça e segurança pública, entre outros.
O evento promovido pela Procuradoria-Geral da República (PGR) visa identificar os principais desafios relacionados com a corrupção em Moçambique, propor soluções adequadas e imediatas, e promover um diálogo aberto com a sociedade sobre medidas estratégicas de prevenção e responsabilização criminal, indica o comunicado de imprensa da Presidência da República.
A conferência reúne desde ontem, especialistas dos órgãos de administração da justiça, académicos, organizações da sociedade civil e parceiros de cooperação internacional, que debatem temas centrais ligados à corrupção nos sectores da educação e saúde, contratação pública, admissões e gestão da coisa pública, licenciamento e fiscalização da terra, ambiente, florestas e minas, bem como no sector privado, sistema de justiça e segurança pública.
Fonte: Jornal Noticias