Início Economia Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia

Chapo Leva Estratégias de Cooperação Económica e Comercial à Argélia

0

<

p style=”margin-top: 0in;text-align: justify;background-image: initial;background-position: initial;background-size: initial;background-repeat: initial;background-attachment: initial”>Encontro com Tebboune e participação na IV Feira Intra-Africana marcam visita que procura alavancar comércio, investimento e integração regional.

O Presidente da República, Daniel Chapo, iniciou esta quarta-feira uma visita de trabalho de quatro dias à Argélia, destinada a reforçar os laços políticos e económicos com Argel, avaliar o estágio da cooperação bilateral e ampliar as oportunidades de comércio e investimento no espaço africano.


A deslocação ocorre em resposta a um convite do Presidente Abdelmadjid Tebboune e insere-se no quadro do aprofundamento das relações de amizade e cooperação entre Moçambique e Argélia. No centro da agenda constam conversações oficiais ao mais alto nível, destinadas a avaliar o atual estágio das relações bilaterais e identificar áreas prioritárias de cooperação, desde a energia à educação, passando pela logística e pela segurança.

A visita coincide com a IV Feira de Comércio Intra-Africana (IATF2025), organizada pelo Afreximbank, onde Moçambique participa com um pavilhão próprio para expor as suas potencialidades. O evento, que decorre entre 4 e 10 de setembro em Argel, tem como lema “Estabelecer a África como uma Potência, no âmbito da Zona de Comércio Livre Africana”, e junta líderes e empresários de todo o continente, promovendo investimentos, trocas comerciais e integração económica.

Segundo fontes oficiais, o Presidente Chapo deverá sublinhar as medidas que o Governo está a implementar para atrair investimentos e reforçar a competitividade empresarial, destacando a importância da integração regional como motor de crescimento.

Na vertente da cooperação bilateral, a Argélia já apoia Moçambique em áreas-chave, como a atribuição de mais de 100 bolsas de estudo a estudantes moçambicanos em diferentes áreas científicas, e no combate ao terrorismo em Cabo Delgado. Projetos conjuntos em energia, transporte e logística estão igualmente na agenda.

A delegação moçambicana é composta pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas; o ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume; a ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela; o ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse; bem como secretários de Estado e o embaixador de Moçambique em Argel, Eduardo Namburete.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version