27.1 C
New York
Tuesday, December 2, 2025
InícioNacionalSociedadeChapo renova compromisso para transformar a resposta ao HIV e SIDA no...

Chapo renova compromisso para transformar a resposta ao HIV e SIDA no país

Resumo

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, apelou à união e renovação do compromisso nacional no combate ao HIV e SIDA, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA. Destacou os avanços na prevenção, testagem e tratamento, agradecendo o trabalho dos profissionais de saúde e parceiros. Alertou para desafios como o estigma, discriminação e desigualdades no acesso aos cuidados, reforçando a necessidade de uma resposta mais forte e humanizada. Chamou à mobilização de famílias, escolas e sociedade para um futuro melhor. O Presidente reiterou o compromisso do Executivo em superar crises e transformar a resposta ao HIV e SIDA, devolvendo esperança e bem-estar à população moçambicana.

O Presidente da República, Daniel Francisco Chapo, endereçou uma mensagem à Nação por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra a SIDA, assinalado nesta segunda-feira, apelando a uma reflexão profunda, à união de esforços e à renovação do compromisso nacional para superar as crises e transformar a resposta ao HIV e SIDA no país.

Sob o lema “Superando as crises, transformar a resposta ao HIV e SIDA”, o Presidente Chapo sublinhou que a data “nos convoca a uma profunda reflexão sobre o nosso compromisso e união na luta contra este flagelo”.

O Chefe do Estado destaca os avanços significativos alcançados por Moçambique na prevenção, na testagem e no tratamento. “Graças ao trabalho incansável dos nossos profissionais de saúde, das comunidades, da sociedade civil e dos parceiros de cooperação, milhões de moçambicanos têm hoje acesso a serviços essenciais que salvam vidas. A todos eles, endereçamos o reconhecimento e a gratidão da Nação”.

Apesar dos êxitos, o Presidente da República alerta para os desafios que ainda persistem e que exigem maior determinação, que incluem o estigma e a discriminação, as desigualdades no acesso aos cuidados e as novas infecções.

O estadista moçambicano sublinha que, apesar dos desafios enfrentados pelo País, é possível e urgente construir uma resposta mais forte, inovadora e cada vez mais humanizada ao HIV e SIDA, renovando o apelo à mobilização de famílias, escolas e todas as forças vivas da Nação, para agir lado a lado em prol de um futuro risonho para os moçambicanos.

O Presidente da República termina reiterando o “firme empenho do Executivo em continuar a trabalhar para que Moçambique avance, supere crises e transforme a resposta ao HIV e SIDA, devolvendo esperança, dignidade e bem-estar para todos”.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Famílias se reúnem na província de Nampula, no norte de Moçambique, após fugirem da violência

Número de deslocados dispara após novos ataques no norte de Moçambique

0
A Agência da ONU para Refugiados, Acnur, expressa preocupação com os ataques crescentes a aldeias no norte de Moçambique, levando a uma rápida deterioração do...
- Advertisment -spot_img