Os encontros entre o Presidente da República, Daniel Chapo, com os presidentes do Conselho Europeu, António Costa, e do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, inserem-se nos esforços de Moçambique para consolidar os laços de amizade e cooperação com a União Europeia e com o Reino da Espanha.
De acordo com uma nota da Presidência da República, as reuniões permitiram reafirmar o compromisso mútuo para uma parceria assente no respeito e no desenvolvimento sustentável.
Os interlocutores destacaram a importância de aprofundar a colaboração em áreas estratégicas e de reforçar o espírito de solidariedade e confiança mútua entre Moçambique, Espanha e a União Europeia.
Nesta terça-feira, o chefe de Estado moçambicano reuniu-se com com o antigo chefe do Governo Espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, que destacou a necessidade de uma liderança africana activa, para acabar com a fome e a miséria.
Apesar de ter destacado alguns avanços em África, Zapatero alertou que persistem desafios estruturais ligados à falta de perspectivas para a juventude africana.
Este foi o terceiro dia da visita do Presidente Daniel Chapo, ao reino da Espanha, que termina na quinta-feira.
Fonte: O País