27.1 C
New York
Wednesday, December 3, 2025
InícioNacionalPolíticaConselho Nacional de Defesa e Segurança preocupado com expansão do terrorismo

Conselho Nacional de Defesa e Segurança preocupado com expansão do terrorismo

Resumo

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, liderou a II Reunião do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, destacando o combate ao terrorismo no norte do país, segurança pública e mineração de ouro em Manica. O CNDS expressou preocupação com os ataques terroristas em Nampula e Mocímboa da Praia, elogiando a atuação das Forças de Defesa e Segurança. Foram discutidos temas como acidentes de trânsito, crimes contra idosos por feitiçaria, suspensão da mineração de ouro em Manica devido ao impacto ambiental, recuperação de armas ilegais e renovação das Forças de Defesa e Segurança para fortalecer a segurança nacional, apelando a ações de proteção dos moçambicanos e promoção de medidas preventivas em várias áreas.

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

O Presidente da República e Comandante-Chefe das Forças de Defesa e Segurança (FDS), Daniel Chapo, dirigiu esta quinta-feira a II Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Defesa e Segurança (CNDS), que abordou a situação do combate ao terrorismo no norte do país, a ordem e segurança públicas, bem como o relatório sobre a situação da mineração de ouro na província de Manica.

O CNDS expressou preocupação com a tendência de expansão de ataques terroristas para alguns distritos da província de Nampula e nos arredores da sede do distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, reconhecendo, porém, a intervenção das FDS, que expulsaram os terroristas dessas localidades. O órgão apelou à intensificação das acções para garantir a protecção do povo moçambicano e dos seus bens.

No domínio da segurança pública, o Conselho lamentou o aumento de acidentes de viação, predominantemente causados por erro humano e desrespeito pelas regras de trânsito, instando as autoridades a reforçarem medidas de prevenção e responsabilização.

Ainda no domínio da segurança pública, o CNDS condenou veementemente a ocorrência de crimes hediondos contra idosos sob alegações de feitiçaria, apelando a medidas de responsabilização e sensibilização às comunidades para a erradicação destas práticas que atentam contra a vida e a dignidade de pessoas da terceira idade.

O Conselho saudou a iniciativa do Ministério do Interior de recuperar armas de fogo ilegais e apelou à colaboração da população, líderes comunitários e confissões religiosas para tornar Moçambique um país livre de armas e dos crimes a elas associados.

Relativamente à mineração, o CNDS apoiou a suspensão da exploração de ouro em Manica, devido ao impacto ambiental negativo, incentivando denúncias de práticas irregulares e recomendando medidas semelhantes sempre que a exploração de recursos naturais ameaçar ecossistemas e comunidades.

No âmbito da renovação das Forças de Defesa e Segurança, o Conselho apreciou propostas de promoção de oficiais, enquadradas na necessidade de dinamizar e reforçar a capacidade institucional para responder aos desafios de segurança nacional.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Sofala: Desconhecidos voltam a sabotar a linha de Sena

0
Desconhecidos voltam a sabotar a linha de Sena, em Sofala, lesando à empresa Caminhos de Ferro de Moçambique, em mais de quinhentos e quinze milhões...
- Advertisment -spot_img