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A Cornelder de Moçambique, concessionária do Porto da Beira, vai investir 640 milhões de meticais (9,9 milhões de dólares) na modernização e ampliação daquela infraestrutura estratégica, com o objectivo de duplicar a capacidade de carga manuseada e reforçar o papel do porto como plataforma logística de referência para Moçambique e a região da SADC.
O anúncio foi feito pelo Administrador – Delegado da Cornelder, Jan De Vries, durante um encontro com gestores de uma multinacional de logística na cidade da Beira, província de Sofala. O plano de investimento contempla a aquisição de 30 empilhadoras e a ampliação de armazéns que irão ocupar uma área de três mil metros quadrados, permitindo aumentar significativamente a eficiência no manuseamento de carga contentorizada.
Segundo De Vries, as inovações visam reduzir o tempo de operação e reforçar a segurança no terminal. “Com estas inovações, perspectiva-se transportar por ano acima de 300 mil toneladas métricas”, afirmou, sublinhando que a Cornelder “tem em carteira diversos projectos inovadores para tornar o Porto da Beira numa excelente plataforma logística, não só para a província de Sofala, mas também para toda a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC)”.
O Porto da Beira desempenha um papel central no comércio internacional de Moçambique, servindo igualmente países sem saída para o mar, como Zimbabué, Malawi e Zâmbia, que o utilizam para importação e exportação de mercadorias.
O investimento da Cornelder soma-se a outras iniciativas anunciadas pelo Governo moçambicano, que em Outubro de 2023 apresentou um plano de 290 milhões de dólares para a expansão e modernização do porto. Em 2023, os portos moçambicanos movimentaram mais de 63 mil toneladas de mercadorias, um aumento de 12,3% em relação ao ano anterior, sendo o Porto da Beira responsável por uma fatia significativa deste volume.
Paralelamente, persistem desafios no acesso à infraestrutura. Em Fevereiro, o Ministério dos Transportes e Logística iniciou estudos para resolver o congestionamento crónico de camiões na Estrada Nacional Número 6 (N6), que chega a registar filas superiores a 10 quilómetros. Mais recentemente, o ministro João Matlombe garantiu que será apresentada, ainda este ano, uma solução para garantir o acesso directo ao porto, melhorando a fluidez no transporte de mercadorias e de passageiros.
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p dir=”ltr”>Com esta aposta em capacidade e modernização, a Cornelder reforça a competitividade do Porto da Beira no mercado logístico regional, numa altura em que a concorrência entre os corredores portuários da África Austral se intensifica.
Fonte: O Económico