Por Rosário Rafael
As “canarinhas” entraram melhor na partida e foram assumindo as despesas do jogo, com Eleotéria Lhavanguane a conduzir o conjunto canarinho para a vantagem, perante a resposta apática das estudantes, cenário que colocou o Costa do Sol na frente por 26-8 ao final do primeiro quarto.
O segundo quarto foi praticamente para esquecer para o lado das universitárias, que somaram apenas 4 pontos contra os 19 das “canarinhas”, que ao intervalo venciam por 45-12.
VEJA O RESUMO NO NOSSO YOUTUBE
Na segunda parte, as comandadas por Mabe foram ensaiando diversas jogadas de três pontos e engordavam cada vez mais o marcador, com Shelsea Rafael a assumir o protagonismo nesta fase, fixando o resultado em 64-23 ao final do terceiro quarto.
No último quarto do encontro, o desalento das comandadas por Hélio de Sousa era notório. Com a partida controlada, o Costa do Sol limitou-se a gerir e dilatar o marcador até ao apito final, que confirmou o 83-34.
Shelsea Rafael foi a figura da partida, ao anotar 25 pontos, sendo a cestinha do encontro, além de 9 ressaltos, 100% de aproveitamento nos lances livres e 57% no tiro exterior.
FERROVIÁRIO IMPÕE-SE DIANTE A LAZIO
Já na outra meia-final, a equipa orientada por Nazir Salé entrou confiante e dominadora e, nos primeiros instantes, já vencia por 11-2. Contudo, foi abrandando o ritmo e, ao final do primeiro quarto, o marcador fixava-se em 16-9.
No segundo quarto, o Ferroviário procurou assumir maior controlo da partida e contou com o contributo da base norte-americana Makira Cook, recente reforço das “locomotivas”, que fazia a sua estreia. Ao intervalo, o resultado indicava 36-20, favorável ao Ferroviário.
Na segunda parte, o domínio das “locomotivas” manteve-se perante a resposta apática da Lázio, que não foi além de três pontos no terceiro quarto. A esta altura, o marcador registava 55-23.
O derradeiro quarto foi o menos produtivo para a turma campeã nacional, que somou 12 pontos contra os 9 da formação da Lázio, que, mesmo assim, não conseguiu encurtar a desvantagem. O resultado final fixou-se em 67-32.
O destaque da partida vai para Odélia Mafanela, que somou 12 pontos, 14 ressaltos e 100% de eficácia na linha de lances livres. Stefania Chiziane foi a cestinha do jogo, com 13 pontos.
Na final da prova, marcada para quarta-feira, 19 de Novembro, o Costa do Sol e o Ferroviário de Maputo reeditam a final da época passada, e todos os caminhos vão dar ao pavilhão da A Politécnica. (LANCEMZ)
Fonte: Lance





