27.1 C
New York
Thursday, February 19, 2026
InícioNacionalPolíticaCRISE NO PERU: PRESIDENTE INTERINO CAI SOB SUSPEITA DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS...

CRISE NO PERU: PRESIDENTE INTERINO CAI SOB SUSPEITA DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS APÓS MENOS DE QUATRO MESES NO PODER

Resumo

O Ministério Público do Peru abriu uma investigação preliminar contra o presidente interino José Jerí por alegado "crime de tráfico de influências agravado", devido a suspeitas de interferência na contratação irregular de nove mulheres para cargos no governo. O Congresso aprovou a destituição de Jerí, com 75 votos a favor, 24 contra e três abstenções, menos de quatro meses após assumir o cargo. A Constituição peruana prevê a eleição de um novo presidente do Congresso para liderar interinamente o Executivo. Esta mudança representa o sétimo presidente do Peru em apenas uma década, evidenciando a persistente instabilidade política no país.

Por: Virgílio Timana

O Ministério Público do Peru anunciou, na sexta-feira 13, a abertura de uma investigação preliminar por alegado “crime de tráfico de influências agravado” contra o presidente interino José Jerí. Em causa estão suspeitas de interferência na contratação irregular de nove mulheres para cargos no seu governo.

De acordo com informações divulgadas pela imprensa peruana, o objectivo da investigação é apurar se o chefe de Estado exerceu influência indevida nas nomeações realizadas entre Outubro e Janeiro. O Ministério Público pretende determinar se houve favorecimento nas admissões e se estas respeitaram os trâmites legais exigidos pela administração pública.

A crise política agravou-se poucos dias depois. Na terça-feira (17), o Congresso aprovou a destituição de José Jerí com 75 votos a favor, 24 contra e três abstenções. A decisão foi tomada menos de quatro meses após o início do seu mandato interino.

Num comunicado oficial, o Congresso declarou que, “tendo sido aprovadas as moções de censura, a mesa directiva declara a vacância do cargo de presidente do Congresso da República. Em consequência, encontra-se vago o cargo de presidente da República”. Segundo a Constituição peruana, deverá agora ser eleito um novo presidente do Congresso para assumir interinamente a chefia do Executivo.

José Jerí tinha assumido o poder a 10 de Outubro, na qualidade de presidente do Congresso, após a destituição da então chefe de Estado, Dina Boluarte, num contexto marcado por protestos massivos contra a corrupção e a violência no país. O seu mandato era transitório e deveria terminar a 28 de Julho, data prevista para a tomada de posse do vencedor das eleições gerais agendadas para 12 de Abril.

Com esta nova mudança, o Peru regista o seu sétimo presidente em apenas dez anos, um sinal claro da persistente instabilidade política que tem marcado o país na última década.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Mortes causadas por chuvas separam famílias em Xai-Xai

0
Cinco pessoas morreram devido a cheias na província de Gaza, em Xai-Xai, com 15 mil afetadas e 14 mil isoladas em Anguluzane. Um casal, Malawene, foi vítima da...
- Advertisment -spot_img