A insígnia foi entregue recentemente pelo embaixador da França em Moçambique, Yann Pradeau, que destacou o contributo do governante moçambicano para o reforço da cooperação bilateral no domínio da Defesa e Segurança, bem como para o aprofundamento da parceria estratégica entre os dois países.
Instituída em 1963 pelo então Presidente francês Charles de Gaulle, a Ordem Nacional do Mérito reconhece individualidades distintas em funções civis ou militares. O grau de Comendador é o terceiro mais elevado da hierarquia da Ordem, conferido a personalidades com trajectórias de serviço público notáveis ou que tenham contribuído significativamente para causas de interesse comum à França e ao mundo.
Cristóvão Chume afirma que a distinção não representa um mérito pessoal, mas antes um reconhecimento colectivo ao trabalho abnegado de todo o sector da Defesa Nacional.
França é um dos principais parceiros internacionais de Moçambique no sector de Defesa, com acções conjuntas de formação, capacitação técnica e apoio logístico, particularmente no combate ao terrorismo e fortalecimento da segurança marítima.
Fonte: Jornal Noticias