DE VISITA À ARGÉLIA: Chapo partilha estratégias para alavancar a economia

0
4
ABIBO SELEMANE, EM ARGEL

O PRESIDENTE da República, Daniel Chapo, participa hoje, em Argel, capital da Argélia, numa mesa redonda, onde estarão 10 Chefes de Estado, no âmbito da IV Feira Intra-Africana (IATF2025), que decorre a partir desta quinta-feira até ao dia 10 do mês em curso na capital argelina. Moçambique tem um pavilhão onde irá expor as suas potencialidades.
No encontro, o Presidente da República vai falar sobre a situação económica do país, o esforço que o Governo está a fazer para alavancar a economia e o comércio.
O Chefe do Estado moçambicano também vai explicar como é que o país vai tirar benefícios da zona do comércio livre continental.
Para tal, irá falar do papel dos portos de Maputo, Beira e Nacala, entre outros.
O evento, cujo lema é “Estabelecer a África como uma Potência, no âmbito da Zona do Comércio Livre Africano”, junta os países do continente, visando promover o comércio, investimento e a integração económica.

Serve ainda como plataforma para fortalecer exportações, estabelecer parcerias internacionais, atrair investimentos e apresentar produtos e serviços de diversos sectores, como a indústria, agricultura, entre outros.
Durante a visita de três dias à Argélia, o Chefe do Estado vai manter um encontro bilateral com o seu homólogo argelino, onde vão passar em revista a cooperação entre os dois países. Existe um acordo que estabelece a comissão mista entre os dois países.
A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuela dos Santos Lucas, disse que no encontro entre os dois Chefes de Estado será analisado o estágio de implementação dos acordos que foram rubricados durante a visita do antigo Presidente Filipe Nyusi, no ano passado.
Na altura, foram anunciados vários apoios a Moçambique, nomeadamente de 30 milhões de dólares, destinados a vários projectos, entre os quais a construção de um pavilhão multi-uso.
“Vamos ver os próximos passos, sobretudo em novas áreas. Temos uma história forte e especial com Argélia, cooperação em muitas áreas, sobretudo na educação. Neste momento existem mais de 100 moçambicanos que beneficiaram de bolsas de estudo completas, e que se estão a formar naquele país em diferentes áreas de ciências. Também nos apoiam no combate ao terrorismo em Cabo Delgado.
Estão em áreas como energia, transporte e logística”, destacou
A governante referiu ainda que no primeiro contacto com as autoridades argelinas foi comunicada que aquele país tem dois mega-projectos, primeiro de estrada, que numa primeira fase vai abranger seis países, o outro é de caminhos-de-ferro, este último que vai começar por Argélia, abrangendo África Ocidental até a África do Sul.
Acompanham o Presidente da República a ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuela dos Santos Lucas; da Defesa Nacional, Cristóvão Chume; Educação e Cultura, Samaria Tovela; da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse; secretário de Estado de Comércio, António Grispos; Artes e Cultura, Matilde Muocha; Turismo, Fredson Bacar; e o embaixador de Moçambique na Argélia, Eduardo Namburete.

 

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!