Por Artur Manhique e Daniel Tinga (fotos)
Marcado para decorrer durante dois dias, o seminário, que tem lugar numa das estâncias hoteleiras da Praia de Bilene, reúne mais de 30 participantes provenientes das províncias de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Tete e Niassa.
“Estamos aqui a discutir para enriquecer este documento, que é o Plano Estratégico da Mulher no Desporto. Esperamos conseguir concluir o documento e, principalmente, colocá-lo em prática. Este é um instrumento que despertou, sobretudo em Maputo, um novo olhar sobre a participação das mulheres no desporto, e queremos que esse espírito se estenda às demais províncias”, disse Manuela Belas, adjunta da Comissão da Mulher e Desporto.
VEJA NO NOSSO YOUTUBE
“A presença da mulher na direcção de actividades desportivas ainda não é bem vista. Muitos homens não gostam, mas nós estamos lá e não pretendemos sair. Vamos continuar a trabalhar para termos mais mulheres e, sobretudo, para ajudarmos as raparigas. É fundamental haver uma atenção específica das mulheres para com as meninas no desporto”, acrescentou.
Por sua vez, a presidente da Comissão da Mulher e Desporto, Palmira Francisco, sublinhou:
“Com este seminário, pretendemos traçar um plano estratégico para o desenvolvimento e actuação das mulheres no desporto. Quando falamos de mulheres, referimo-nos desde as atletas até às que ocupam cargos de responsabilidade. Verificamos que muitas mulheres têm procurado aumentar a sua presença nas estruturas desportivas, mas os resultados ainda são limitados, pois a presença masculina continua dominante.”
“Este trabalho visa aglutinar ideias sobre como alcançar a paridade. Não é uma tarefa fácil, exige muito empenho. Por isso, contamos com o apoio de um consultor que nos vai ajudar a utilizar esta ferramenta de forma eficaz para o futuro.”
O seminário conta com a presença de representantes do Governo, federações nacionais, instituições de ensino, associações e clubes desportivos, que partilharam as suas expectativas em relação ao encontro.
“Estamos aqui cada um com a sua experiência, e espero sair daqui com muita qualidade e conhecimento para aplicar na minha província. Os principais resultados que espero são melhorar o desporto na minha zona e colher toda a informação possível para partilhar com os colegas”, declarou Cidália de Fátima, representante de Niassa.
“A minha expectativa é adquirir mais experiências para o desenvolvimento do desporto, particularmente na área em que trabalho, o futebol feminino, no distrito de Xai-Xai. Acho que deve haver mais competições, mais olheiros e mais oportunidades para as crianças mostrarem o seu talento. Está a haver uma boa troca de experiências entre especialistas de diversas modalidades”, afirmou Elisabeth Matlava, da Direcção Provincial da Juventude e Desportos de Gaza.
“Espero ver maior envolvimento da mulher nas lideranças. Muitas vezes, olhamos para o homem como o único capaz de liderar, mas a mulher também tem essa capacidade, e em muitos casos até supera. Isso deve ser visível nas escolas, nas instituições governamentais e em todo o país”, reforçou Angelina Luís, representante do distrito de Mandlakazi, em Gaza.
Importa referir que este encontro servirá igualmente para debater o lema, visão, missão, princípios, valores, objectivos e pilares do plano estratégico.
Fonte: Lance