27.1 C
New York
Tuesday, October 21, 2025
InícioDesportoDesportivo Maputo fora da Taça Maputo de basquetebol por dívidas

Desportivo Maputo fora da Taça Maputo de basquetebol por dívidas

As equipas do Grupo Desportivo Maputo estão impedidas de participar na Taça Maputo de basquetebol, prova que arranca este fim-de-semana nas mais diversas categorias movimentadas ao nível do maior círculo da bola-ao-cesto do país. 

 

Por Redacção LanceMZ

 

A decisão afastar o clube “alvi-negro” das competições foi tomada pela Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo em virtude de a colectividade estar em falta em relação aos seus deveres e obrigações financeiras para com a ABCM. 

 

É que o Desportivo Maputo está em dívida com o organismo máximo da bola-ao-cesto da capital, estando há cerca de um ano com dívidas relativas ao pagamento de taxas de arbitragem e de inscrições dos seus atletas por forma a viabilizar a sua participação nas provas organizadas pela ABCM.

 

Segundo uma comunicação feita pela ABCM endereçada ao GDM e com conhecimento dos restantes clubes, a Associação faz saber que  “como é do vosso conhecimento, foram várias as interpelações feitas da nossa parte, e de variadas formas, para que V.Exas. cumprissem com as vossas obrigações, mas sem sucesso, não tendo havido, por conseguinte, outra alternativa que não fosse avançar-se pela medida tomada”.

 

Mais adiante a ABCM faz saber que “com efeito, havendo incumprimento de um Clube (como é o vosso caso) coloca-se em causa toda a programação desportiva, e, mais grave ainda, não é justo que uns cumpram com as suas obrigações conforme o convencionado, e outros, como é o caso de V.Exas, não cumprem, colocando em causa a Verdade Desportiva.”

 

GDM RECONHECE A DÍVIDA E PEDE BOA FÉ 

 

Entretanto, em carta endereçada a ABCM  o Grupo Desportivo Maputo, reconhece a existência da dívida no valor de 145.305,00 Meticais (cento e quarenta e cinco mil Meticais) para com a Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo (ABCM), apelando “a boa fé negocial” para se ultrapassar esta situação. 

 

No recurso contra a desqualificação do clube, os “alvi-negros” escrevem que “o GDM reconhece a existência do montante em dívida e reafirma o seu compromisso institucional com a regularização das suas obrigações financeiras. Importa, no entanto, salientar que: A dívida em questão resulta de um acumulado de encargos operacionais e logísticos de épocas anteriores, que se agravaram face às dificuldades financeiras por que passa o clube”. 

 

O Desportivo refere que a medida tomada pela ABCM apresenta “um carácter desproporcional da penalização”, salientando que a mesma “prejudica injustamente os atletas, equipa técnica e adeptos, que têm participado de boa-fé na competição e que não têm responsabilidade direta na dívida administrativa e fere o espírito desportivo e associativo que deve nortear as competições organizadas sob a égide da ABCM”.

 

Por estes e outros factos, o GDM pede a reavaliação da medida enquanto se propõe a liquidar a dívida de forma faseada. 

 

“Reafirmamos o compromisso do GDM em: Apresentar proposta concreta de pagamento faseado da dívida; Cumprir com os regulamentos internos da ABCM, preservando sempre o respeito pelas instituições e pelo desporto”.

 

Enquanto isso, a Taça Maputo arranca este fim-de-semana e o sorteio realizado há dias não contempla a participação das equipas do Desportivo Maputo em todos escalões. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

SOFALENSES AUMENTAM VANTAGENS NO CENTRO

0
A Liga Desportiva de Sofala venceu a Associação Desportiva de Chingale por 5-1, na segunda volta da "Poule" de Apuramento ao Moçambola-2026 da zona...
- Advertisment -spot_img