Dia Mundial da Hepatite foca em eliminar barreiras à prevenção e tratamento

0
9
Prevenir a infecção pela hepatite B por meio da imunização na infância reduz substancialmente as infecções crônicas e os casos de câncer de fígado e cirrose na idade adulta

Este 28 de julho é o Dia Mundial da Hepatite.

Todos os dias a hepatite viral crônica mata 3,5 mil pessoas, o mesmo que a tuberculose. Os tipos B e C estão se espalhando silenciosamente com 6 mil novas infecções por dia.

Prevenção do câncer

É possível prevenir e tratar a hepatite. Mesmo assim a carga da doença segue aumentando especialmente em áreas carentes de assistência médica.

Este ano, o tema do Dia Mundial é: Hepatite, Vamos Decompô-la. Ações urgentes para desmantelar as barreiras financeiras, sociais e sistêmicas – incluindo o estigma – que impedem a eliminação da hepatite e a prevenção do câncer de fígado.

Com 304 milhões de casos por ano, a doença mata 1,3 milhão de pessoas. Apenas 45% dos bebêsreceberam a vacina contra hepatite B dentro de 24 horas após o nascimento em 2022.

Para a Organização Mundial da Saúde, é preciso enfrentar a doença com medidas e ações.

Eliminar problema até 2030

O Dia Mundial quer informar, cada vez mais pessoas, de que a hepatite viral, uma inflamação do fígado causa doença hepática grave e câncer de fígado.

O tema enfatiza a necessidade de simplificar, ampliar e integrar os serviços de hepatite: vacinação, injeção segura.

A campanha é um lembrete de que é preciso agir agora para aumentar o acesso a tratamento, cuidados integrados e a acabar com a hepatite como um problema de saúde pública até 2030.

Fonte: ONU