27.1 C
New York
Friday, October 10, 2025
InícioNacionalPolíticaDiálogo Nacional Inclusivo: Comissão Técnica acolhe propostas de organizações da sociedade civil

Diálogo Nacional Inclusivo: Comissão Técnica acolhe propostas de organizações da sociedade civil

Resumo

A Comissão Técnica do Diálogo Nacional Inclusivo está a receber propostas da sociedade civil, tendo-se reunido com a plataforma DECIDE para discutir colaboração e apoio técnico ao processo. O presidente da Comissão destacou a importância da participação de todos os setores para um diálogo nacional inclusivo, elogiando as propostas concretas da DECIDE para ampliar a participação dos cidadãos. A Comissão acolhe com abertura as iniciativas apresentadas, enfatizando a participação ativa de jovens, mulheres e pessoas com deficiência. A DECIDE pretende apoiar a recolha de informações, elaboração de relatórios e promover a capacitação da sociedade civil e partidos políticos, visando uma participação mais equilibrada no diálogo nacional inclusivo. Este encontro faz parte das auscultações da Comissão para tornar o processo mais participativo e representativo da sociedade moçambicana.

A Comissão Técnica do Diálogo Nacional Inclusivo continua a acolher propostas das organizações da sociedade civil no âmbito das auscultações em curso por todo o país. Esta quinta-feira, a Comissão reuniu-se com a plataforma DECIDE, que apresentou sugestões de colaboração e mecanismos de apoio técnico ao processo.

Durante o encontro, o presidente da Comissão Técnica, Edson Macuácua, destacou a importância da participação das organizações da sociedade civil, considerando que o diálogo nacional só será efectivamente inclusivo com o envolvimento de todos os sectores.

“Estamos satisfeitos porque a plataforma DECIDE apropriou-se do processo e traz-nos propostas concretas de acções que visam ampliar o espaço de participação dos cidadãos, reforçar o engajamento de sectores críticos da sociedade e capacitar os actores envolvidos no diálogo”, afirmou.

Macuácua sublinhou que a Comissão acolhe com abertura todas as iniciativas apresentadas e enfatizou a necessidade de garantir a participação activa de jovens, mulheres e pessoas com deficiência, grupos considerados essenciais para a representatividade do diálogo.

Por sua vez, o Director Executivo da plataforma DECIDE, Wilker Dias, explicou que as propostas apresentadas têm como objectivo apoiar a recolha de informações e a elaboração de relatórios sobre o andamento do processo, com o apoio do Fundo do Canadá, além de promover acções de capacitação dirigidas à sociedade civil e aos partidos políticos.

Segundo o responsável, as iniciativas procuram contribuir para uma participação mais ampla e equilibrada, assegurando que os diferentes grupos da sociedade possam fazer ouvir as suas vozes no âmbito do diálogo nacional inclusivo.

O encontro insere-se no ciclo de auscultações que a Comissão Técnica tem vindo a realizar junto de várias organizações, com vista a recolher contribuições que tornem o processo mais participativo e representativo dos diversos segmentos da sociedade moçambicana.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Vodacom Lança “Bombinha Touch 4G” Para Democratizar o Acesso à Internet

0
O Digit 4G Z1 da Vodacom Moçambique é um dispositivo de baixo custo e fácil utilização, criado para promover a literacia digital e a inclusão de populações de...

GOLEADAS DOMINAM 16.ª RONDA

- Advertisment -spot_img