27.1 C
New York
Sunday, October 12, 2025
InícioDesportoDo que Moçambique precisa para se qualificar para o Mundial 2026?

Do que Moçambique precisa para se qualificar para o Mundial 2026?

Resumo

Moçambique viu a sua chance de qualificação para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026 diminuir após a derrota em casa para a Guiné. A equipa ainda pode alcançar a vice-liderança na última jornada, mas precisa vencer a Somália, torcer por uma derrota de Uganda e terminar com um saldo de golos superior. Para se qualificar, Moçambique deve ser um dos quatro melhores segundos colocados das eliminatórias da CAF. A situação é complexa, com várias combinações de resultados necessárias. As eliminatórias africanas têm duas fases, com os primeiros classificados de cada grupo a avançarem diretamente para o Mundial e os quatro melhores segundos a disputarem uma fase de mata-mata.

A chance de qualificação de Moçambique para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2026 diminuiu consideravelmente após a derrota em casa para Guiné nesta quinta-feira, 9 de Outubro. Porém, ainda não é matematicamente impossível.

 

Por FIFA.COM e Mauro Vombe/Sérgio Sitóe (Fotos)

 

Os quatro melhores segundos colocados das eliminatórias da CAF jogarão uma repescagem continental africana, cujo vencedor terá a oportunidade de disputar o Torneio Classificatório da FIFA em busca de uma vaga no Mundial.

Neste momento, após a penúltima jornada, Uganda está na segunda posição do Grupo G e tem três pontos a mais que a equipe moçambicana (18 contra 15).

VEJA O RESUMO DO JOGO

 

Ou seja, Moçambique ainda pode chegar à vice-liderança na última jornada, mas terá de vencer a Somália a 14 de Outubro, torcer por uma vitória de Argélia sobre Uganda no mesmo dia e terminar com um saldo de golos maior que o de Uganda (atualmente, Uganda tem +6 e Moçambique tem -4).

Além disso, não basta terminar na segunda posição: é preciso ser um dos quatro melhores segundos colocados das eliminatórias – neste momento, o segundo colocado do Grupo G (Uganda) é o quinto melhor, já que Burkina Fasso (segundo do Grupo A) e Camarões (segundo do Grupo D) têm os mesmos 18 pontos e levam vantagem com saldos de golos maiores que o saldo de golos ugandense.

RESUMO DA SITUAÇÃO DE MOÇAMBIQUE

Tudo isso precisa acontecer na última jornada das eliminatórias da CAF para Moçambique continuar na luta por uma vaga na Copa do Mundo da FIFA 26:

  • Moçambique precisa vencer Somália a 14 de Outubro para chegar a 18 pontos;
  • Uganda precisa perder para Argélia a 14 de outubro para terminar com os mesmos 18 pontos;
  • Moçambique precisa superar Uganda no saldo de golos do Grupo G;
  • Além disso, nos jogos de outros grupos, Burkina Fasso precisa perder para Etiópia em 12 de Outubro (Grupo A) e terminar com saldo de golos menor que o de Moçambique ou Camarões precisa perder para Angola a 13 de Outubro (Grupo D) e terminar com saldo de gols menor que o de Moçambique.

FORMATO DE DISPUTA DAS ELIMINATÓRIAS DA CAF

As eliminatórias africanas são disputadas em duas fases. A primeira (ainda em andamento, com uma jornada restante) é uma longa fase de grupos: são nove grupos com seis seleções cada. As equipes jogam entre si, com turno e returno, e o primeiro colocado de cada grupo se classifica diretamente para a Copa do Mundo da FIFA 26.

A segunda fase colocará os quatro melhores segundos colocados em uma chave de mata-mata. O vencedor vai ganhar o direito de disputar o Torneio Classificatório da FIFA contra seleções de outros continentes, valendo vaga na Copa do Mundo de 2026. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Jaime Neto diz que vandalização de instituições em Gaza visa sabotar...

0
O Secretário de Estado de Gaza, Jaime Neto, denuncia a sabotagem à governação por trás dos ataques às escolas na província, enquanto o especialista em...
- Advertisment -spot_img