Início Economia Dólar Oscila Perto de Máximos Recentes em Vésperas da Decisão da Reserva...

Dólar Oscila Perto de Máximos Recentes em Vésperas da Decisão da Reserva Federal

0

Questões-Chave:

O dólar norte-americano manteve-se instável, oscilando em torno de máximos de um mês, à medida que os mercados globais aguardam, com cautela, a decisão de política monetária da Reserva Federal (Fed) dos Estados Unidos, a ser anunciada ainda esta quarta-feira.

O índice do dólar, que mede o desempenho da moeda face a uma cesta de seis divisas principais, manteve-se em 98,823, posicionando-se para o seu primeiro mês de ganhos em 2025. Em sentido oposto, o euro sofreu uma queda mensal de 1,9% em Julho, quebrando uma sequência de seis meses consecutivos de valorização.

Euro Enfraquece com Acordos Comerciais Assimétricos

Apesar de um ganho acumulado de 11,7% desde o início do ano, o euro recuou esta semana até aos $1,15185, um mínimo de um mês, antes de recuperar ligeiramente para $1,1555. O recuo é atribuído, em parte, à percepção de que o novo acordo comercial entre os EUA e a União Europeia é assimétrico e favorável a Washington, deixando os investidores europeus em alerta.

A analista Charu Chanana, da Saxo Bank, observa que os mercados estão a encarar os actuais acordos comerciais como “simbólicos e tácticos, em vez de estruturais”, com termos vagos e fracos mecanismos de aplicação.

Espera Tensa em Torno da Fed: Política ou Técnica?

A expectativa em relação à Fed centra-se agora não tanto na taxa de juro (espera-se que se mantenha), mas sim na retórica de Jerome Powell, presidente da instituição. As pressões do Presidente Donald Trump para cortes nas taxas têm sido persistentes, acompanhadas de críticas públicas ao desempenho da Fed.

Circulam rumores de que os membros Christopher Waller e Michelle Bowman, ambos nomeados por Trump, poderão apresentar votos dissidentes, caso o comité mantenha a taxa de referência pela quinta vez consecutiva desde Dezembro.

“Dissidências não são incomuns, mas nesta reunião poderão ser vistas como politizadas, o que colocaria em causa a independência do FOMC”, alertou Kristina Clifton, economista sénior do Commonwealth Bank da Austrália.

Yen Valoriza-se Após Terramoto e BOJ em Foco

No Japão, o yen registou uma valorização de 0,4%, atingindo os 147,85 por dólar, após a ocorrência de um forte sismo ao largo da península russa de Kamchatka, que gerou alerta de tsunami em vastas áreas da costa leste japonesa. A valorização foi exacerbada pela baixa liquidez nos mercados e por memórias do devastador sismo de 2011.

O Banco do Japão (BOJ) deverá também manter as taxas de juro, mas os mercados estarão atentos às declarações do Governador Kazuo Ueda, numa altura em que o recente acordo comercial EUA-Japão poderá abrir caminho para uma futura normalização monetária.

Outras Moedas e Criptoactivos

Às vésperas da decisão da Fed e perante incertezas comerciais persistentes, os mercados de câmbio globais mantêm-se num estado de prudente observação, com os principais pares cambiais a responderem mais à geopolítica do que aos fundamentos económicos. As próximas horas serão determinantes para o rumo da política monetária dos EUA – e, por extensão, para o posicionamento estratégico das principais divisas mundiais.

Fonte: O Económico

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version