27.1 C
New York
Wednesday, December 3, 2025
InícioEconomiaPetróleo negociado perto de um máximo de dois meses

Petróleo negociado perto de um máximo de dois meses

Os preços do petróleo estiveram pouco alterados nesta terça-feira, 02 de Julho, mantendo-se perto dos máximos de dois meses atingidos na sessão anterior, com as expectativas de aumento da procura de combustível da temporada de viagens de verão e possíveis cortes nas taxas de juro dos EUA que poderão impulsionar o crescimento económico.

Os futuros do petróleo Brent subiram 20 cêntimos para 86,80 dólares por barril, às 03:13 GMT, depois de terem ganho 1,9% na sessão anterior, atingindo o valor mais alto desde 30 de Abril.

O petróleo bruto americano West Texas Intermediate (WTI) subiu 15 cêntimos para 83,53 dólares por barril, depois de ter ganho 2,3% para o seu valor mais alto desde 26 de Abril.

O movimento dos preços do petróleo “parece ser mais impulsionado pelo medo e sentimento do que pelos fundamentos”, disse à Reuters Vandana Hari, fundadora do fornecedor de análise do mercado de petróleo Vanda Insights, apontando as perspectivas para a procura de combustível no verão, a maior probabilidade de conflito entre Israel e o Irão e o furacão Beryl como factores de apoio.

A procura de gasolina nos EUA, o maior consumidor mundial de petróleo, deverá aumentar com o início da época de viagens de verão, com o feriado do Dia da Independência esta semana. A Associação Automóvel Americana previu que as viagens durante o período de férias serão 5,2% superiores às de 2023, sendo as viagens de automóvel 4,8% superiores às do ano anterior.

“Isso pode ajudar a recuperar a demanda de gasolina após um primeiro semestre moderado de 2024”, escreveram analistas do ANZ em uma nota que a Reuters teve acesso.

Do lado da oferta, os mercados estavam a planear possíveis interrupções do furacão Beryl na refinação de petróleo dos EUA e na produção offshore. No entanto, as previsões actuais mostram que a tempestade se deslocará provavelmente para a Baía de Campeche, no México, causando problemas à produção de petróleo nesse país.

Os sinais de diminuição da inflação nos Estados Unidos estão a renovar a esperança de que a Reserva Federal possa reduzir as taxas de juro, possivelmente em Setembro.

A Reuters cita um relatório publicado na na segunda-feira, 01/07, que  mostrava que a actividade industrial dos EUA contraiu-se pelo terceiro mês, e os preços que os fabricantes pagaram por alguns factores de produção caíram para o nível mais baixo em seis meses.

Juntamente com um relatório do Departamento de Comércio na sexta-feira, 28/06, mostrando que os dados da inflação dos EUA ficaram inalterados em Maio, isso poderia reforçar o caso de redução das taxas de juros dos EUA, um passo que iria impulsionar a actividade económica e a procura de petróleo.

Ainda assim, sinais de um crescimento da procura menor do que o esperado limitaram os ganhos dos preços do petróleo.

Alguns dados mostram que as importações de crude para a Ásia, a maior região consumidora de petróleo do mundo, no primeiro semestre de 2024, foram inferiores às do ano passado. Este facto deveu-se principalmente à redução das importações para a China, o maior importador de petróleo do mundo e o segundo maior consumidor.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Lucas Chachine concorre à presidência da Câmara do Comércio de Moçambique

0
Lucas Chachine, presidente do Conselho de Administração da Vodacom, candidatou-se à presidência da Câmara do Comércio de Moçambique com o objetivo de melhorar...
- Advertisment -spot_img