27.1 C
New York
Friday, September 19, 2025
InícioEconomiaElectrificação da Linha Moçambique–Malawi Será Concluída em Outubro Após Quatro Meses de...

Electrificação da Linha Moçambique–Malawi Será Concluída em Outubro Após Quatro Meses de Atraso

Questões-Chave:

Após uma paralisação de cerca de quatro meses causada por vandalismo e distúrbios pós-eleitorais, o projecto de electrificação da linha Moçambique–Malawi, a partir da subestação de Matambo, na província de Tete, retomou os trabalhos e deverá ser concluído em Outubro deste ano.

A empreitada inclui a instalação de 337 torres do lado moçambicano, com as actuais actividades centradas nas fundações em betão, montagem das estruturas e lançamento dos cabos condutores. Segundo João Catine, coordenador do projecto, citado pelo diário “Notícias”, o cronograma inicial previa a conclusão em Março, mas os distúrbios pós-eleitorais forçaram a interrupção das actividades.

Durante o período de paralisação, registaram-se actos de vandalismo que resultaram na destruição de máquinas, ferramentas e equipamentos, bem como em ataques aos engenheiros no terreno. A situação obrigou à retirada de pessoal estrangeiro e à suspensão temporária do projecto, que sofreu um prejuízo estimado em 3,5 milhões de dólares norte-americanos.

Em declarações ao “Notícias”, Catine sublinhou que a escassez de peças e equipamentos, nomeadamente parafusos e cabos, também atrasou a execução, obrigando à reiniciação da produção de componentes no exterior para posterior importação. “Coisas pequenas como parafusos começaram a chegar. Espera-se que outras peças cheguem até finais de Julho”, declarou.

O projecto está orçado em 154 milhões de dólares, financiado por instituições como o Banco Mundial, a Alemanha e a União Europeia. A previsão é de que a componente moçambicana fique pronta até finais de Setembro, enquanto as obras no lado malawiano deverão ser concluídas antes.

Este projecto irá adicionar 120 megawatts à rede eléctrica do Malawi e reforça a posição de Moçambique como um dos principais fornecedores de energia da África Austral, consolidando o papel estratégico do país na promoção da integração energética regional.

Fonte: O Económico

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

GAZA: CEP aposta na consciencialização fiscal

0
O novo presidente do Conselho Empresarial Provincial (CEP) de Gaza, Faquir Bai, promete apostar na consciencialização fiscal da classe empresarial para a necessidade de...
- Advertisment -spot_img