Resumo
A Ministra das Finanças, Carla Loveira, encontrou-se com o Coordenador da JICA, YUSHI NANGANO, durante as Reuniões Anuais do FMI e BM. Destacou a cooperação entre o Governo e a JICA na assistência técnica e financiamento de projetos em Moçambique. YUSHI NANGANO apresentou o progresso da cooperação da JICA no país, que abrange vários setores como agricultura, educação, saúde, infraestruturas e energia. Desde 2016, Moçambique beneficiou de mais de USD 609 milhões em assistência do Japão, principalmente em créditos para infraestruturas, energia e educação, além de donativos. A cooperação bilateral tem evoluído positivamente, com a abertura da Missão Diplomática do Japão em 2000 e da JICA em 2003.
Por sua vez, o Senhor YUSHI NANGAMO da JICA, informou que o encontro visava apresentar um breve relatório do estágio da cooperação e do progresso das actividades da JICA em Moçambique.
As relações bilaterais têm conhecido uma evolução positiva, registando um crescimento da cooperação bilateral nos domínios político-diplomático, agricultura, educação, saúde, infra-estruturas, recursos minerais e energia, protecção ambiental, entre outras áreas. Disse.
O Japão abriu a sua Missão Diplomática em Moçambique em 2000 e, em 2003, a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA).
Porém, o país continuou a beneficiar-se da assistência nipónica, de 2016 a 2024, em mais de USD 609.591.823 dos quais cerca de 50% em créditos essencialmente para Infraestruturas, Energia e Educação, assim como diversos donativos.
Fonte: MEF