Emanuel José da Conceição Chaves é o novo PCA  do IACM

0
7
O Governo nomeou Emanuel Chaves para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Instituto de Aviação Civil de Moçambique, em substituição de  João Martins de Abreu, exonerado recentemente.

Após uma semana do anúncio do afastamento de João de Abreu, o Conselho de Ministro confirmou a exoneração e a consequente indicação de Emanuel José da Conceição Chaves para liderar o Instituto de Aviação Civil de Moçambique.

Emanuel Chaves é um gestor com vasta experiência na aviação civil, tendo dirigido a Aeroportos de Moçambique e presidido à Associação Internacional dos Aeroportos de África. Em 2025, passou a liderar o Comité de Supervisão do Fundo Soberano de Moçambique. 

Assume o cargo num momento em que o sector da aviação enfrenta vários desafios, incluindo pressões financeiras de companhias aéreas que operam no país.

A companhia aérea Airlink, por exemplo, fez chegar uma carta à Associação de Agentes de Viagens e Operadores Turísticos, avisando que pode suspender a emissão de bilhetes em Moçambique. A transportadora alega dificuldades persistentes na repatriação de fundos provenientes da venda de passagens.
O Executivo já reagiu a este assunto e assegura que está a acompanhar de perto as preocupações da Airlink, prometendo que a situação será resolvida.

Ainda esta terça-feira, o Governo aprovou uma resolução que autoriza os Ministros das Finanças e da Logística a constituírem uma equipa técnica para renegociar, em ajuste direto, uma concessão a ser estabelecida com a Sociedade Comercial de Gestão de Terminais.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!