Início Saúde Empossados membros do órgão fiscalizador da investigação em saúde humana

Empossados membros do órgão fiscalizador da investigação em saúde humana

0

O Ministro da Saúde, Ussene Isse, conferiu posse, recentemente, aos membros da Comissão Multi-Institucional de Fiscalização da Investigação em Saúde Humana (CFISH). O acto enquadra-se na implementação da Lei de Investigação em Saúde Humana, aprovada em Março de 2023.

Na ocasião, Isse destacou que o acto representa um avanço significativo rumo à transformação de Moçambique numa referência regional em inovação científica e tecnológica na área da saúde. Igualmente, exortou aos empossados a exercerem suas funções com responsabilidade.

Cada um de vocês foi seleccionado por ser o melhor quadro para desempenhar esta tarefa. Por isso, deixo a recomendação de cumprirem as tarefas para as quais foram indicados, com zelo e neutralidade, apelou.

Na mesma ocasião, Sérgio Chicumbe, Investigador do Instituto Nacional de Saúde (INS) e membro do Secretariado da CFISH, falou das competências do órgão, que incluem a coordenação das acções de fiscalização da investigação em saúde humana das instituições reguladoras no país, fiscalizar a implementação dos protocolos de investigação e verificar a conformidade com as normas em vigor, bem como com os termos definidos no protocolo de investigação, entre outras.

Tomaram posse Eládia Madau (Representante da Plataforma da Sociedade Civil), Eusébio Chaquisse, (Ministério da Saúde), Jacinta Pataca (Instituições Académicas da Área de Saúde), João Schwalbach (Comité Nacional de Bioética para a Saúde), Lisete Macaringue (Organizações Não-Governamentais da Área de Saúde), Lúcia Sílvia (Ministério que Superintende a Área de Ciência), Osvaldo Muluano (Autoridade Nacional Reguladora de Medicamentos), Pedroso Nhassengo (INS) e Sozinho Acácio (Instituições de Investigação em Saúde).

A CFISH é um órgão de natureza multi-institucional e multidisciplinar que, dotada de independência técnica e científica, garante a fiscalização da investigação em saúde humana no território nacional.

 

Fonte: INS

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

Exit mobile version