Encontro PR e Venâncio Mondlane: Comentadores afirmam que diálogo é importante para a paz

0
42
O Analista político Simeão Nhambe diz que apesar de Venâncio Mondlane não ter assinado o Compromisso Político Sobre Diálogo Nacional Inclusivo é uma figura que era imperativo ser incluída. Já Anastácio Chembeze e Rodrigo Dambo afirmam que estão abertos os caminhos para a estabilidade do país por meio do diálogo. 

O analista político Simeão Nhambe entende que foi uma decisão acertada não excluir  Venâncio Mondlane do diálogo para a estabilidade nacional, por ter sido o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais.  

“A primeira reconciliação deve ser a dos líderes para que a mesma se repliquem os seus seguidores. A presença de Venâncio Mondlane é importante porque ele representa boa parte dos mocambicanos”, disse Simeão Nhambe. 

Nhambe defende que Mondlane é hoje uma parte importante para a concórdia nacional, pois, se Venancio Mondlane tivesse criado o seu próprio partido neste momento ele seria o líder do maior partido da oposição. Ele é membro do Conselho do Estado e há ideias dele que os que o votaram gostariam de ver na agenda de governação”.

Para o especialista em Estudos de Paz e Boa Governação, Anastácio Chembeze, o ideal é mesmo que o diálogo continue a ser realizado de forma sigilosa. 

“Estas matérias são tratadas de forma sigilosa e discreta e Mondlane adoptou uma postura boa de evitar muita pomposidade, porque matérias muito sigilosas discutem-se em silêncio. Quando se vai à mesa de diálogo é porque já se acordou nos bastidores”. 

Já o Conselho Cristão de Moçambique apela que o diálogo seja contínuo, para acabar com a violência e abrir caminhos para a recuperação económica, depois das manifestações pós-eleitorais.  

Sobre o assunto, a Conferência Episcopal de Moçambique, da Igreja Católica, reagiu através de um comunicado, explicando que: 

“A reconciliação exige mais do que palavras, pede acções concretas que curem feridas e reconstruam laços sociais”.  

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!