27.1 C
New York
Sunday, December 14, 2025
InícioSaúdeEstudantes do PhD4moz aprendem como tirar melhor proveito do programa

Estudantes do PhD4moz aprendem como tirar melhor proveito do programa

Resumo

O programa PhD4Moz realizou uma sessão interativa para discutir a otimização da iniciativa, destacando qualidades essenciais em candidatos a doutoramento e responsabilidades dos supervisores. Joana Palha enfatizou a importância da comunicação regular, antecipação de riscos e desenvolvimento de habilidades, visando a participação ativa dos estudantes no seu percurso académico e científico. O programa visa aprimorar a orientação, com foco na relação entre estudante e supervisor. Joana Palha, membro do Comité Executivo do PhD4Moz, sublinhou as qualidades necessárias nos candidatos a doutoramento e as responsabilidades dos supervisores, promovendo estratégias para o percurso doutoral com a participação ativa dos estudantes no seu desenvolvimento académico e científico.

Resumo

”O

Resumo

”O

Resumo

”O

Um grupo de estudantes e supervisores do programa PhD4Moz, uma iniciativa de fortalecimento da formação pós-graduada de nível de doutoramento, implementado pelo Instituto Nacional de Saúde, participou duma sessão interactiva, durante a qual discutiu sobre como tirar o melhor proveito desta iniciativa.

A sessão foi facilitada por Joana Palha, membro do Comité Executivo do PhD4Moz e do Labeling Board do ORPHEUS, que, ao longo da sua intervenção, destacou algumas qualidades e responsabilidades que um candidato ao PhD deve possuir.

“O candidato ao PhD deve ter habilidades de trabalhar de forma independente, gostar de aprender, ser curioso e dedicado, resiliente, ter um pensamento crítico, ser capaz de resolver problemas, criativo, versátil e deve reconhecer a oportunidade certa para ir atrás de assistência”, vincou Palha.

Relativamente ao supervisor, a facilitadora explicou que este deve ser qualificado em termos profissionais e académicos, devendo estar disponível para atender às necessidades dos estudantes, ser capaz de liderar, monitorar e acompanhar o tutorando durante a sua carreira académica.

“É importante satisfazer as expectativas na elaboração de um projecto viável, obedecer e estabelecer marcos, anticipar riscos, mitigar planos e nomear um comité consultivo, identificando as habilidades que requerem desenvolvimento”, apontou.

A interlocutora acrescenta que o supervisor e o seu tutorando devem estabelecer uma rotina que lhes permita entrar em contacto um com o outro, concordando com a frequência dos encontros, incluindo a sua modalidade, as datas e decisões entre si tomadas.

“É fundamental entender os estágios do doutorado, sua trajectória emotiva e intelectual, seus desafios específicos em cada fase, a considerar o início, desenvolvimento e conclusão.

Um dos objectivos do PhD4Moz é melhorar a relação de orientação, oferecer estratégias para planear e gerir o percurso doutoral, tendo como foco o papel activo do estudante no seu desenvolvimento académico e científico.

 

Fonte: INS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Feliciano Gundana é velado hoje em Maputo 

0
Feliciano Gundana, herói da luta de libertação nacional e um dos fundadores da Frelimo, foi velado no Paços do Conselho Municipal de Maputo e será sepultado na...
- Advertisment -spot_img