27.1 C
New York
Friday, January 23, 2026
InícioEconomiaExportações da mina de Moma aumentaram quatro por cento em 2024

Exportações da mina de Moma aumentaram quatro por cento em 2024

As exportações da mina de Moma, na costa da província de Nampula, uma das maiores produtoras mundiais de titânio e zircão, cresceram quatro por cento em 2024, para mais de um milhão de toneladas, anunciou hoje a mineradora Kenmare.
De acordo com informação ao mercado prestada pela Kenmare, que opera a mina, em todo o ano passado foram feitos carregamentos de vários minerais acabados no total de 1.088.600 toneladas (areias pesadas, zircão, ilmenite e rutilo), sobretudo no segundo semestre.
“A previsão é que os carregamentos excedam a produção em 2025, apoiadas pelos elevados níveis de stock de produtos acabados”, acrescenta a mesma informação da empresa.
“A procura por todos os tipos de produtos da Kenmare manteve-se robusta em 2024 e prevê-se que as vendas continuem a exceder a produção em 2025”, garante a Kenmare, uma empresa de origem irlandesa e que opera em Moçambique através de subsidiárias das Maurícias.
A empresa é uma das maiores produtoras mundiais de areias minerais, cotada nas bolsas de Londres e Dublin, sendo que a produção em Moçambique representa aproximadamente sete por cento das matérias-primas globais de titânio, com clientes em 15 países, que usam os seus minerais em tintas, plásticos e cerâmica.
De acordo com a Lusa, a Kenmare pagou em 2024 cerca de 48 milhões de dólares em dividendos e investiu 140 milhões de dólares.

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

BAD Aprova Financiamento de 150 Milhões USD para o Projecto Coral...

0
Empréstimo sénior do Banco Africano de Desenvolvimento reforça viabilidade financeira do projecto liderado pela Eni e consolida Moçambique como actor estratégico no mercado regional e global de gás natural liquefeito.
- Advertisment -spot_img