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Faltam 35 milhões para garantir presença condigna dos Mambas no CAN-2025 no Marrocos

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) lançou na tarde desta segunda-feira, 17 de Novembro, uma campanha de angariação de fundos com vista a garantir as condições necessárias para viabilizar a participação dos Mambas no CAN-2025 a ter lugar no Marrocos, de 21 de Dezembro a 18 de Janeiro de 2025. Ao todo a FMF necessita de 45 milhões de Meticais para esta presença dos Mambas na prova que vai ter lugar dentro de dias e na Gala Corporativa de angariação de fundos para a selecção foram assegurados 10 milhões de Meticais a serem alocados pelas empresas Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM) e Cervejas de Moçambique (CDM).

Por Alfredo Júnior

Esta iniciativa foi lançada depois de a FMF não ter conseguido alcançar os objectivos da campanha “Um moçambicano, Um Metical” lançada há meses que visava permitir que o povo contribuísse para a busca de meios financeiros para sustentar a presença do combinado nacional nas provas internacionais.

O Presidente da FMF, Feizal Sidat, apelou ao apoio para esta campanha tendo em conta que os Bons resultados que a selecção nacional de futebol tem alcançado no panorama internacional.

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“Salientamos que a Federação Moçambicana de Futebol continuará a proporcionar todo apoio estratégico, logístico, médico e psicológico para todas selecções nacionais para que representem o nosso país com dignidade nas diferentes competições. À selecção nacional exigiremos empenho, disciplina, entrega e em contrapartida continuaremos a proporcionar as melhores condições para que obtenha o máximo de rendimento dentro e fora dos recintos desportivos”, disse Sidat.

Na Gala Corporativa foram anunciados vários pacotes que poderão ser adquiridos pelas empresas tendo como retorno a exposição da sua marca e serviços durante a campanha dos Mambas no CAN-2025.

O Presidente dos Caminhos de Ferro de Moçambique, Agostinho Langa Júnior, pronunciou-se em nome do grupo de empresas do estado que tem apoiado os Mambas através do Fundo de Promoção Desportiva e anunciou um apoio de 5 milhões de Meticais em nome dos CFM.

“Continuamos comprometidos com esta causa nacional, que é causa do desporto em geral e em particular do futebol moçambicano. Acreditamos que para que esta causa seja verdadeiramente sustentável é essencial que exista um plano claro estruturado e organizado que dê previsibilidade e confiança a todos os intervenientes. Estamos por isso disponíveis para trabalhar com a Federação na construção de uma base mais ampla e sólida de contribuições. É importante que mais parceiros públicos e privados possam juntar-se a este esforço nacional. Só com uma estrutura transparente e coordenada poderemos mobilizar e alavancar novos recursos para o futebol. A realidade econômica do nosso país exige que todas empresas do nosso país sejam criteriosas e responsáveis nas suas decisões de patrocínio”, disse Agostinho Langa Júnior.

A Cervejas de Moçambique foi outra empresa a aderir a esta campanha com um pacote de 5 milhões de Meticais em apoio a esta campanha.

O Governo esteve representado neste acto através do Ministro da Juventude e Desportos, Caifadine Manasse, que reiterou o compromisso do para a criação das condições para uma participação condigna dos Mambas nesta campanha tendo em conta que a presença da selecção moçambicana em Marrocos reforça a diplomacia desportiva.

“Nós faremos tudo que está ao nosso alcance para encontrar as melhores condições que os Mambas merecem, porque deste modo promovem o nosso país, a nossa cultura e a força do nosso povo. Reforçam a diplomacia desportiva cada vez mais reconhecida como instrumento de projeção internacional. Abre espaço para oportunidades comerciais, turísticas e institucionais”, considerou Caifadine Mansasse.

Nesta cerimónia foram apresentados os novos equipamentos oficiais a serem utilizados nos jogos, material de estágio e a indumentária oficial que os Mambas vão apresentar neste CAN 2025 a decorrer no Marrocos, sendo que o combinado nacional continuar a ser vestido pela marca Lacatoni que apresentou um design diferente para as camisolas principal e alternativas. (LANCEMZ)

Fonte: Lance

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