As equipas masculinas do Ferroviário de Maputo e o Colégio de Basquetebol de Quelimane defrontam-se esta tarde, a partir das 14.00 horas, em Quelimane, por uma vaga na final do Campeonato Nacional de Basquetebol no escalão de juvenis.
Ontem, na luta pelo acesso às meias-finais, o Ferroviário de Maputo confirmou o seu favoritismo e assegurou o primeiro lugar da classificação geral, ao vencer com relativa facilidade o Matola Basket Show por 63–39, em jogo referente à quinta jornada do Campeonato Nacional de Juvenis.
Os “locomotivas” da capital assumiram o controlo do encontro desde os minutos iniciais, fechando o primeiro período em vantagem por 12–10. No segundo quarto, ampliaram a diferença para 36–15 e, no terceiro período, construíram uma vantagem confortável superior a vinte pontos (54–28). O resultado final fixou-se em 63–39, confirmando a superioridade do Ferroviário de Maputo ao longo de toda a partida.
Com esta derrota, o Matola Basket Show desceu à terceira posição da tabela classificativa, com oito pontos, os mesmos do Colégio de Basquetebol de Quelimane, que ocupa o quarto lugar. Assim, o Desportivo Municipal da Beira e o Matola Basket Show defrontam-se às 17.00 horas de hoje, no segundo jogo de acesso à final.
Em femininos, a campeã em título confirmou o seu domínio ao garantir o primeiro lugar da fase, depois de uma vitória categórica sobre o Clube Desportivo Municipal da Beira, por expressivos 105–35, pelo que vai defrontar o Desportivo Municipal da Beira no duelo de acesso à final, quando forem 12.00 horas.
O Ferroviário de Maputo ocupa a segunda posição, após vencer a Academia de Basquetebol de Sofala por 51–32.
Por seu turno, o Ferroviário de Nampula carimbou o passaporte para as meias-finais ao derrotar a Académica Desportiva Mucupelinhas de Nacala por 61–42.
As duas equipas batem-se entre si essa tarde por uma vaga na final, a partir das 16.00 horas.
Enquanto isso, a Academia de Basquetebol de Sofala e a Académica Desportiva Mucupelinhas de Nacala ficam eliminadas da competição, com cinco e seis pontos, respectivamente.
Fonte: Jornaldesafio






