27.1 C
New York
Friday, December 19, 2025
InícioDesportoFMF convoca reunião com LMF e clubes para perceber contornos da decisão...

FMF convoca reunião com LMF e clubes para perceber contornos da decisão de terminar Moçambola 2025

Resumo

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) manifestou preocupação com a decisão da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) de terminar antecipadamente o Campeonato Nacional de Futebol - Moçambola 2025, devido a dificuldades financeiras e administrativas. A FMF convocou a direção da LMF e os 14 clubes participantes para discutir a situação. Embora a organização do campeonato seja responsabilidade da LMF, a FMF, como órgão máximo regulador do futebol nacional, tem a supervisão final de todas as decisões com impacto organizacional, desportivo e regulamentar. A FMF tomou nota da decisão da LMF e solicitou mais informações antes de tomar uma posição. A interrupção do Moçambola 2025 tem consequências desportivas, institucionais, económicas e sociais para os clubes, atletas e o futebol moçambicano em geral.

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) não ficou alheia a decisão da Ligq Moçambicana de Futebol (LMF) de dar por terminada a disputa do Campeonato Nacional de Futebol - Moçambola 2025, mesmo ainda havendo jogos por realizar que iriam impactar na classificação final da prova.

 

Por Redacção LanceMZ

 

Por conseguinte, o organismo Presidido por Feizal Sidat deu a conhecer que esteve reunida para analisar a situação e por forma a ter mais informações com vista a tomar uma posição decidiu convocar a direcção da LMF e os 14 clubes participantes para entender os contornos da decisão.

 

Eis na íntegra o comunicado de imprensa distribuído esta noite sobre a matéria:

 

A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) informa os seus órgãos sociais e demais interessados que tomou conhecimento da comunicação da Liga Moçambicana de Futebol (LMF) relativa à interrupção definitiva do Campeonato Nacional de Futebol da Iª Divisão - Moçambola 2025, motivada por dificuldades financeiras e administrativas.

 

A FMF manifesta profunda preocupação com a situação criada, tendo em conta os impactos desportivos, institucionais, económicos e sociais que a interrupção da principal competição futebolística nacional acarreta para os clubes, atletas, treinadores, demais agentes desportivos e para o futebol moçambicano, em geral.

 

A FMF esclarece que, embora a organização da referida competição tenha sido delegada à LMF, ao abrigo do contrato celebrado em 12 de Março 2024, válido até ao fim da presente época desportiva, compete à FMF, em última instância, nos termos dos seus estatutos, bem como dos regulamentos da FIFA e da CAF, enquanto órgão máximo regulador do futebol nacional, a supervisão, validação e homologação de todas as decisões com impacto organizacional, desportivo, e regulamentar do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão – Moçambola.

 

Neste contexto, a Direcção Executiva da FMF, reunida hoje em sessão extraordinária, deliberou:

 

1. Tomar nota da decisão anunciada pela LMF e solicitar a esta instituição toda a informação e documentação relevantes relativas à decisão de interrupção definitiva do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão - Moçambola 2025, no âmbito do contrato de cedência de organização da competição;

2. Convocar, com carácter de urgência, uma reunião conjunta com a LMF e os clubes participantes no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão - Moçambola 2025, para perceber, com exactidão, as razões que ditaram a interrupção definitiva da prova, permitindo a FMF tomar, posteriormente, decisões julgadas necessárias.

 

A FMF reafirma o seu compromisso com a defesa da verdade desportiva, da integridade das competições, da estabilidade institucional e da protecção dos direitos dos clubes e demais agentes desportivos.

 

(LANCEMZ)

Fonte: Lance

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Talapa condena golpe de Estado na Guiné-Bissau

0
A presidente da Assembleia da República, Margarida Talapa, condenou hoje o golpe de Estado na Guiné-Bissau e reafirmou a posição da Comunidade dos Países...
- Advertisment -spot_img