Por Redacção LanceMZ
A medida anunciada pela FMF incluiu a criação de uma comissão liderada pelo organismo máximo do futebol moçambicano a qual integra a LMF e demais interessados no futebol nacional.
A FMF recorda na mesmo comunicado que o contrato de delegação de poderes celebrado com a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) em 12 de Março de 2024, para as épocas épocas desportivas 2023/2024 e 2024/2025, cessou os seus efeitos a 31 de Dezembro de 2025, pelo que a análise que será efectuada vai determinar a continuidade ou não do referido contrato.
EIS NA ÍNTEGRA O COMUNICADO DE IMPRENSA:
A Federação Moçambicana de Futebol (FMF), enquanto órgão máximo regulador do futebol nacional, nos termos dos seus Estatutos e dos Estatutos e Regulamentos da FIFA e da CAF, informa os seus órgãos sociais, a opinião pública e demais interessados que passa a assumir a condução e coordenação do processo de análise, enquadramento e tomada de decisão relativamente ao Campeonato Nacional de Futebol da I° Divisão - Moçambola.
No âmbito da organização do Campeonato Nacional de Futebol da Iª Divisão - Moçambola, a FMF recorda que o contrato de delegação de poderes celebrado com a Liga Moçambicana de Futebol (LMF) em 12 de Março de 2024, referente à organização da competição nas épocas desportivas 2023/2024 e 2024/2025, cessou os seus efeitos a 31 de Dezembro de 2025. Acresce que o Campeonato Nacional de Futebol da l* Divisão - Moçambola 2025 foi objecto de uma interrupção repentina e não chegou ao seu termo, mantendo-se, até à presente data, por resolver matérias de elevada relevância e impacto desportivo, nomeadamente:
- A atribuição e homologação do título de Campeão Nacional;
- As decisões relativas às descidas de divisão;
- A indicação dos clubes representantes nas competições interclubes da CAF.
Face a este contexto, e no exercício das suas competências estatutárias, a Direcção Executiva da FMF deliberou que a FMF passa, a partir da presente data, a assumir a condução e coordenação integral do processo, com vista a uma análise aprofundada, responsável e institucional da situação. Para o efeito, a FMF decidiu criar uma Comissão de Trabalho, liderada pela FMF, integrando representantes da LMF e outros stakeholders relevantes. A referida Comissão terá como principais atribuições:
- Analisar as circunstâncias e os fundamentos que conduziram à não finalização do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão - Moçambola 2025;
- Avaliar, de forma objectiva e devidamente documentada, as causas financeiras, administrativas, organizacionais e desportivas que estiveram na origem da interrupção da competição;
- Analisar o formato competitivo mais adequado para a realização do Campeonato Nacional de Futebol da l° Divisão - Moçambola 2026 e épocas subsequentes, apresentando propostas e recomendações, tendo em conta a sustentabilidade, a integridade competitiva e a realidade actual do futebol nacional;
- Analisar a existência de condições e os respectivos termos para uma eventual renovação do contrato de delegação de poderes a celebrar por parte da FMF à LMF relativo à organização do Campeonato Nacional de Futebol da I° Divisão - Moçambola 2026.
A Comissão de Trabalho deverá elaborar e submeter à Direcção Executiva da FMF um relatório detalhado, contendo conclusões, fundamentos e recomendações, dentro do prazo que será oportunamente definido.
A FMF esclarece que lhe cabe, em exclusivo, a apreciação e decisão final sobre todas as matérias objecto de análise, incluindo quaisquer deliberações com impacto desportivo, organizacional e regulamentar, nomeadamente no que respeita à eventual alteração do formato competitivo do Campeonato Nacional da l° Divisão, em estrita conformidade com os seus Estatutos e regulamentos aplicáveis. A FMF reafirma o seu firme compromisso com a defesa da verdade desportiva, da integridade das competições, da estabilidade institucional e do desenvolvimento sustentável do futebol moçambicano, assegurando que todo o processo será conduzido de forma inclusiva, transparente e responsável. (LANCEMZ)
Fonte: Lance






