O general brasileiro, que assumiu o cargo, no último dia 10, se reuniu com integrantes da Brigada de Intervenção da Força, passando em revista a guarda de honra, além de se encontrar com o chefe do Escritório Regional.
Monusco tem como mandato proteger civis
Nesse vídeo gravado para a ONU News, logo após a chegada, o general Ulisses de Mesquita Gomes, fala sobre a importância crucial da proteção de civis.
“Acabamos de pousar em Beni para visitar a Brigada de Intervenção da Força, que possui um mandato específico de utilizar a força em prol da proteção dos civis. A minha intenção aqui é tomar ciência e conhecer as especificidades da Brigada de Intervenção da Força e também como comandante da Força, me dirigir à tropa, aos comandantes e a todo Estado-Maior da Brigada, de forma que eu adresse a eles as minhas diretivas a cumprirmos da melhor forma o mandato da Monusco, especialmente na região de Beni, que é basicamente a proteção de civis.”
ONU receia conflito regional
Desde janeiro, o leste da República Democrática do Congo está vivendo uma escalada de confrontos com os rebeldes do M23. O movimento apoiado por Ruanda, o país vizinho, está tomando algumas cidades nas províncias de Kivu Sul e Kivu Norte, uma região rica em minerais, e que há vários anos tem sido palco de choques.
O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu o fim da violência e o retorno à mesa de negociações e disse que os combates podem se alastrar para um conflito regional na África.
*Vídeo cortesia da Monusco
Fonte: ONU