Governo Lança Fundo de Garantia Mutuária para Apoiar Pequenas e Médias Empresas

0
7

Por: Alda Almeida

Ainda na cerimónia de abertura da 60.ª edição da Feira Internacional de Maputo (FACIM), o Presidente da República, Daniel Chapo, lançou o Fundo de Garantia Mutuária (FGM), no valor de 40 milhões de dólares. O evento teve lugar no Centro Internacional de Feiras e Exposições de Ricatla, no distrito de Marracuene, província de Maputo, no âmbito do “Dia do Exportador”.

A iniciativa, foi criada em 2023 no contexto do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), com o objectivo de facilitar o acesso ao financiamento para micro, pequenas e médias empresas (MPMEs), que frequentemente enfrentam dificuldades devido à falta de garantias e às altas taxas de juro.

Durante o evento, a ministra das Finanças, Carla Louveira, destacou que o Fundo beneficiará mais de 15 mil empresas, através de três bancos comerciais nacionais, nomeadamente: BCI, Standard Bank e o Absa Bank Moçambique. O Presidente Daniel Chapo sublinhou que o projecto, representa uma oportunidade para transformar ideias em negócios, particularmente para os jovens empreendedores.

O Fundo visa promover um sistema de garantias mutuárias mais flexível e moderno, alinhado com as melhores práticas de gestão, e destina-se a apoiar sectores-chave como agricultura, piscicultura, turismo, habitação, e o processamento e comercialização agrícola.

O Presidente encorajou outras instituições financeiras a aderirem à iniciativa e apelou à implementação célere, transparente e inclusiva do Fundo, para que este beneficie quem mais precisa. A escolha da FACIM como local de lançamento reflete o compromisso do Governo em massificar o acesso ao financiamento e dinamizar a economia nacional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!