27.1 C
New York
Wednesday, February 4, 2026
InícioNacionalSociedadeGOVERNO PODERÁ REVER CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2026 DEVIDO ÀS CHEIAS NO SUL...

GOVERNO PODERÁ REVER CALENDÁRIO ESCOLAR DE 2026 DEVIDO ÀS CHEIAS NO SUL DO PAÍS

Por: Gentil Abel

O Governo poderá rever o calendário escolar do ano lectivo de 2026, na sequência das cheias e inundações que afectam sobretudo as regiões sul e centro do país. A informação foi avançada pela Ministra da Educação e Cultura, Samaria Tovela, que justificou a possível alteração com o facto de várias escolas se encontrarem submersas ou a funcionarem como centros de acomodação para famílias desalojadas.

Segundo a governante, o anúncio oficial sobre a eventual revisão do calendário escolar deverá ser feito ainda esta semana, após a conclusão do levantamento de danos em curso. Dados preliminares indicam que pelo menos 320 escolas foram afectadas pelas cheias e inundações.

Samaria Tovela falava à imprensa após uma visita ao centro de acomodação instalado na Escola Primária de Guachene, no distrito municipal da KaTembe, cidade de Maputo. Naquela instituição estão acolhidas 79 crianças em idade escolar, algumas das quais alunas da própria escola. As salas de aula estão a ser utilizadas como espaços de habitação temporária, o que inviabiliza, para já, o normal funcionamento das actividades lectivas.

O calendário escolar oficial prevê o início das aulas a 30 de Janeiro em todo o país. No entanto, persistem incertezas quanto ao cumprimento desta data, sobretudo nas zonas mais afectadas pelas chuvas intensas, que provocaram cheias e deixaram milhares de famílias desalojadas.

Apesar do cenário adverso, a Ministra da Educação e Cultura assegurou que o sector dispõe de um “plano A” e de um “plano B” para garantir o decurso das aulas. A definição do plano definitivo deverá ocorrer nos próximos dias e terá em conta o processo de libertação gradual das salas de aula.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Chapo considera terrorismo e desastres naturais piores males da Nação

0
O terrorismo e os desastres naturais ainda são os grandes desafios do País, disse o Presidente da República, nesta terça-feira, em Maputo, durante as...
- Advertisment -spot_img