“Tomamos essa medida para induzir o passageiro a usar o transporte público de qualidade, previsível e seguro, descongestionando as paragens e vias de acesso, principalmente nas horas de ponta”, disse o Ministro do transporte e Logística, João Matlombe, durante o lançamento da fase piloto do projecto intermodal, hoje, na Matola.
João Matlombe explicou ainda que o novo modelo de reorganização de transporte público vai tornar o direito à mobilidade mais seguro, digno e responsável. “Trata-se de criar um sistema único, coordenado e orientado para o cidadão, com horários integrados, infraestruturas acessíveis e mecanismos de gestão modernos”, sublinhou.
Matlombe avançou ainda que estão a ser introduzidos corredores de prioridade para o transporte colectivo, com terminais de integração dotados de infraestrutura acessível e integração modal. Avançou ainda que serão interrompidas as tarifas, através de bilhetes eletrónicos, assegurando uma única experiência de viagem para o utente, independentemente do operador.
Fonte: O País