Em segundo lugar, Graciete Carrilho confessou que perdeu o esposo cedo demais, de forma abrupta e dolorosa. Pois, o que se previa ser um procedimento clínico comum, tirou a vida do seu amado.
Acompanhada pelos seus, Graciete Carrilho referiu-se às alegrias e às confidências compartilhadas, frisando que a história construída entre ambos nem o tempo conseguirá apagar. “O que sou é parte de ti, do teu amor, da tua persistência”, gracejou Graciete Carrilho, dirigindo-se ao esposo que agora goza do eterno descanso.
Recuando ao passado, numa mensagem curta e pragmática, Graciete Carrilho disse que do esposo aprendeu a ser mais responsável e corajosa. “Foste o meu porto seguro, conselheiro e melhor amigo. Agora deixas um vazio profundo e uma saudade imensa”.
À semelhança das intervenções anteriores, a viúva de Francisco Carrilho lembrou o esposo como um homem íntegro e bondoso. “Deixas muitos que se sentem gratos pelo teu apoio (…). Guardaremos os teus abraços”, despediu-se Graciete Carrilho, com o coração despedaçado, no entanto, muito grato. “Agradeço-te por nos teres ensinado valores da ternura, do perdão. Deixas em mim tudo o que fomos e prometo honrar a tua memória com dignidade. Descanse em paz, meu amor, amarei-te sempre!”.
Além da viúva, na Igreja Santa Ana da Munhuana, intervieram outros membros da família Carrilho. Irmãos, netos e sobrinhos disseram que perderam parte fundamental da família e homem trabalhador.
Os netos disseram que partiu um avô extraordinário. “Prometemos que te vamos celebrar, com histórias que um dia contaremos aos nossos filhos, para te eternizar”.
Os sobrinhos lembraram que o tio não pedia muito, mas entregava tanto. “Ajudou muito e muitas dessas acções ele nem se recordava”.
Os irmãos disseram que perderam uma referência, homem que espalhava amizades, alegria e fraternidade por onde passava, e por quem tinham respeito que durou toda a vida. Igualmente, reconhecem a importância de Graciete Carrilho na trajectória do ente querido. Com efeito, agradeceram à cunhada pelo acolhimento e pela generosidade. E deixaram uma garantia ao ente querido: “Cuidaremos da tua esposa, dos teus filhos e netos como tu desejarias”.
Fonte: O País