Guterres preocupado com ataque com drones ao território da Polônia

0
6
O líder das Nações Unidas afirmou que está monitorando de perto relatos de que drones russos violaram o espaço aéreo polonês na madrugada de quarta-feira

O líder das Nações Unidas afirmou que está monitorando de perto relatos de que drones russos violaram o espaço aéreo polonês na madrugada de quarta-feira. A ofensiva causou danos a algumas áreas residenciais.

Durante seu encontro diário com a imprensa, o porta-voz do secretário-geral disse que António Guterres está preocupado com o incidente.

Cessar-fogo imediato

Stephane Dujarric comentou que incidente teria ocorrido em meio a um ataque em larga escala com drones e mísseis russos à Ucrânia.

Segundo ele, existe uma necessidade urgente de um cessar-fogo total, imediato e incondicional e de uma paz justa, abrangente e sustentável na Ucrânia, e que defenda plenamente a soberania, a independência e a integridade territorial da Ucrânia, em conformidade com a Carta das Nações Unidas, o direito internacional e as resoluções relevantes da ONU.

A Polônia disse que abateu drones russos em seu espaço aéreo próximo a Cześniki, no leste do país
© Wiki/Krzysk

A Polônia disse que abateu drones russos em seu espaço aéreo próximo a Cześniki, no leste do país

Segunda Guerra Mundial

Agências de notícias informam que a Polônia acionou o artigo 4 da Organização do Tratado do Atlântico Norte, Otan, que mobiliza a participação de aliados. Foi a primeira vez que vários drones russos que cruzaram o país. 

O primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, disse que o ataque coloca seu país no ponto mais próximo de um conflito aberto desde a Segunda Guerra Mundial.

A Polônia aderiu à Otan, em 1999, juntamente com a Hungria e a República Tcheca, como parte da primeira expansão da aliança militar para a Europa Central e Oriental.

O secretário-geral e a ONU continuam a instar todas as partes a respeitarem o direito internacional.

Fonte: ONU