HÉLIO FILIMONE
Associação Desportiva de Vilankulo (ADV) deverá voltar a competir no “Moçambola”-2025 já no próximo domingo (24). O jogo de retorno foi pensado para que seja em Maxixe numa tentativa de reforçar o apoio psicológico aos jogadores, contando com o incentivo do público local após acidente ocorrido na localidade de Chissibuca, distrito de Zavala, província de Inhambane, no dia 1 de Agosto, que vitimou Eduardo Mondlane, chefe do Departamento de Futebol, e deixou 18 feridos, sete dos quais em estado grave.
Assim, o encontro frente ao Costa do Sol, referente à 11.ª jornada é o escolhido para o regresso à competição.
A confirmação foi dada domingo, na cidade da Maxixe, província de Inhambane, pelo presidente da Liga Moçambicana de Futebol, Alberto Simango Jr..
A efectivar-se essa partida em atraso estarão quatro jogos, os quais Simango Jr. garantiu que serão agendados em função da disponibilidade do calendário apertado que o “Moçambola” observa.
Por sua vez, o presidente da ADV, Quirino Gulube, disse ser confortável que a equipa regresse à competição no dia 24, isto em função do trabalho de base que foi feito para a recuperação dos atletas.
“Depois de analisarmos cuidadosamente o estado físico e psicológico dos jogadores, achámos que no dia 24 (domingo) estaremos em condições de retomarmos o ‘Moçambola’. O desafio agora é encontrarmos alternativas de transporte, uma vez que o nosso autocarro carece de reparação” – disse Gulube.
Para o treinador Antero Cambaco e o capitão Stambo, a prioridade é continuar a recuperar psicologicamente os jogadores para que no reatamento dos jogos possam estar em condições de responder às exigências. Ainda, a preocupação por eles apresentada tem a ver com pequenas lesões que amiúde os jogadores têm sentido durante os treinos.
Fonte: Jornaldesafio