As cerimónias centrais da efeméride terão lugar na cidade de Inhambane e comportarão, entre outras actividades, uma mesa-redonda subordinada ao tema “Desafios da Ética e Deontologia Jornalísticas nos Tempos Actuais”, bem como visitas a locais de interesses cultural e histórico.
Numa mensagem alusiva ao dia, o Presidente da República, Daniel Chapo, reconhece que o SNJ é um parceiro estratégico do Estado na defesa dos direitos dos jornalistas, promoção da liberdade de imprensa e dignificação da profissão.
O Chefe do Estado aponta também os desafios que a classe jornalística enfrenta e o dever colectivo de garantir condições para que o jornalismo continue a florescer com integridade, isenção e responsabilidade.
Por seu turno, o secretário-geral do SNJ, Faruco Sadique, exortou os jornalistas a continuarem a apostar no profissionalismo, assegurando a publicação de informações credíveis, verídicas, sem descartar os princípios de ética e deontologia profissionais.
Anotou ser preciso garantir-se que o profissionalismo venha ao de cima, através de acções de formação, conversas com jornalistas e respeitado as políticas editoriais.
“A coragem, o compromisso e profissionalismo são os três pilares que marcam as comemorações do Dia do Jornalista”, disse.
Apelou à classe a abraçar cada vez mais o compromisso com a verdade e garantir que esta seja permanente, assegurando o rigor e cruzamento de fontes de informação e dados antes de tornar pública determinada informação.
Este ano o lema escolhido para as celebrações da efeméride é “47 Anos Celebrando a Coragem, Compromisso e Profissionalismo dos Jornalistas”.
Fonte: Jornal Noticias