Resumo
O Conselho Municipal da Cidade de Inhambane está a considerar remover compulsivamente dezenas de famílias que vivem em zonas propensas a inundações no bairro histórico de Chalambe. O vereador responsável pela urbanização, Júlio Luís, mencionou que algumas famílias que foram afetadas por inundações nos anos 2000, 2013 e 2023 foram realojadas no Bairro Muelé, enquanto as restantes em Chalambe receberam terrenos, venderam-nos e regressaram às áreas de risco. Luís afirmou que os esforços de sensibilização para a saída voluntária das pessoas dessas zonas têm sido infrutíferos, sendo agora necessário cumprir a lei.
O vereador para área de urbanização, Júlio Luís, afirma que algumas famílias que nos anos 2000, 2013 e 2023 sofreram inundações foram reassentadas no Bairro Muelé e as que permanecem em Chalambe receberam talhões e venderam tendo regressado às zonas propensas a inundações.
Luís indicou que as acções de sensibilização para a retirada voluntária das pessoas das áreas de risco têm sido infrutíferas pelo que nada mais resta senão o cumprimento da lei.
Fonte: Jornal Noticias






