27.1 C
New York
Tuesday, October 7, 2025
InícioTecnologiaINTIC promove webinar sobre Oportunidades de Formação em Segurança Cibernética

INTIC promove webinar sobre Oportunidades de Formação em Segurança Cibernética

Resumo

O Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC) organizou um webinar sobre "Oportunidades de Formação em Segurança Cibernética" no âmbito do Mês de Consciencialização em Segurança Cibernética. O evento, liderado por Constantino Sotomane, do INTIC, contou com oradores como Solomone Rumhungwe, da UniSCED, André Silva, do CNCS de Portugal, Celso Timana, do CENFOSS, e Deniz Yurdasen, da Aratek Biometrics Co. Ltd. Foram abordados temas como a importância do investimento na aprendizagem em segurança cibernética, a proteção das crianças no uso de dispositivos digitais, a colaboração entre equipas técnicas e não técnicas na gestão da cibersegurança e a construção da confiança dos cidadãos na era digital. Estão planeadas mais iniciativas para reforçar a consciencialização e promover boas práticas de segurança cibernética.

INTIC promove webinar sobre Oportunidades de Formação em Segurança Cibernética

Decorreu hoje, 07 de Outubro de 2025, o Webinar sobre “Oportunidades de Formação em Segurança Cibernética”, organizado pelo Instituto Nacional de Tecnologias de Informação e Comunicação (INTIC), no âmbito da celebração do Mês de Consciencialização em Segurança Cibernética.

O evento contou com a orientação do Administrador Executivo para o Pelouro Técnico-Operacional no INTIC, Eng. Constantino Sotomane, que procedeu à abertura do webinar, bem como com a participação de quatro oradores: Eng. Solomone Rumhungwe, Coordenador do Curso de Engenharia Informática na UniSCED; André Silva, Gestor do Programa C-Academy do CNCS de Portugal; Celso Timana, Director-Geral do Centro de Formação em Open Source Software (CENFOSS); e Deniz Yurdasen, Senior Business Manager da Aratek Biometrics Co. Ltd. A moderação esteve a cargo de Lordina Nharrave, Chefe do Departamento de Auditoria e Conformidade na Divisão de Governação Digital do INTIC.

Na sua intervenção, Constantino Sotomane destacou a importância do investimento contínuo na aprendizagem e na partilha de conhecimentos, sublinhando que “a segurança cibernética é uma acção individual e colectiva, que exige responsabilidade de cada um de nós”.

Por seu turno, o Eng. Solomone Rumhungwe apelou à necessidade de todas as gerações adoptarem medidas de protecção no uso das plataformas digitais. Enfatizou que as crianças devem utilizar dispositivos electrónicos com recurso a mecanismos de controlo parental, como forma de se precaverem contra riscos de golpes em jogos, predadores on-line e recolha indevida de dados.

O Gestor André Silva abordou a importância da colaboração entre equipas técnicas e não técnicas na gestão da cibersegurança, destacando que o sucesso nesta área exige decisões rápidas em contextos de elevada pressão. Defendeu, igualmente, a necessidade de focar as formações em áreas críticas e de integrar a cibersegurança nos currículos do ensino básico, secundário e superior, bem como na formação contínua de professores.

Por sua vez, Deniz Yurdasen realçou que construir a confiança dos cidadãos através de práticas transparentes de gestão de dados e de medidas robustas de segurança é essencial para o sucesso da transformação digital”.

Para além deste webinar, estão previstas palestras e debates a vários níveis, envolvendo diferentes actores do ecossistema digital, com o objectivo de reforçar a consciencialização e promover boas práticas de segurança cibernética.

Fonte: INTC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Subida de caudal do rio Maputo pode isolar quatro localidades

0
Três mil habitantes de quatro localidades em Catuane, Matutuíne, correm o risco de ficar isolados devido ao possível transbordo do rio Maputo, provocado pelas...
- Advertisment -spot_img