27.1 C
New York
Monday, November 24, 2025
InícioNacionalSociedadeJaime Neto ameaça revogar Duats de operadores bravios acusados de desmandos em...

Jaime Neto ameaça revogar Duats de operadores bravios acusados de desmandos em Massangena

Resumo

O Secretário de Estado em Gaza ameaça revogar Duats de operadores de fauna bravia em Mavué, Massangena, por bloquearem vias e ameaçarem populações. Jaime Neto deu dois dias para correção, caso contrário tomará medidas duras. Muthemba e Gaza Safari são acusadas de bloquear vias, prejudicando mobilidade e segurança de turistas e residentes. População denunciou ao secretário, que prometeu repor a ordem. Jaime Neto convocou encontro em Mavué, mas os visados não compareceram. Intimou as empresas para reunião na segunda-feira, ameaçando retirar a terra se não acatarem as regras do Estado. A situação tem causado tensão entre os operadores. Aguarda-se para ver se os visados irão cumprir as exigências.

O Secretário de Estado em Gaza ameaça revogar Duats de operadores de fauna bravia acusados de bloquear vias, protagonizar ameaças às populações e desmandos na zona de Mavué, no distrito de Massangena. Jaime Neto exige correção das empresas em dois dias, caso contrário promete medidas duras.

Os gestores da Muthemba e Gaza Safari, no distrito de Massangena, são acusados de bloquear vias de acesso, comprometendo a mobilidade e segurança de turistas e residentes de Mavué, que se queixam  de ameaças e represálias quando procuram resolver o problema. 

A população denunciou o caso ao secretário de Estado de Gaza, que prometeu, nesta  sexta-feira, repor a ordem.

“Agora já estão a plantar árvores. Há muita gente que vem para aqui e quer ver animais. Os que estão a explorar Muthemba Safari e Gaza Safari estão a desafiar a autoridade do Estado. Não vou brincar com alguém que queira brincar  com o poder do Estado na nossa província”, frisou Jaime Neto.

Após constatar de perto a gravidade da situação, Jaime Neto  convocou  um encontro em Mavué para, entre outros, ouvir a contraparte e desenhar soluções para  ultrapassar o impasse que tem provocado mau  ambiente até entre os operadores bravios. No entanto, sem justificação prévia, os  visados não compareceram.

“Então a nossa reunião fica prejudicada  por ausência desses,  pessoalmente, na minha capacidade de secretário de Estado, vou tomar decisões, porque não pode aparecer alguém a minimizar as estruturas locais e da província só porque tem um Duat” , declarou.

Face ao cenário, o secretário de Estado em Gaza intimou  as duas empresas para um encontro na  segunda-feira no seu gabinete de trabalho.

“Se não vieram na segunda-feira,  a partir da segunda-feira,  estamos a incentivar todos os esforços  para garantir que a ordem  aqui na província de Gaza seja restabelecida. Quem dá a terra neste país é o Estado, e se você não vai de acordo  com aquilo que o Estado prevê, nós podemos retirar a terra”.

Resta, agora, saber se os visados vão ou não acatar, antes que cheguem às sanções. Enquanto isso, os fazendeiros bravios apontam para o aumento de incursões dos caçadores  furtivos e a ausência de condições operacionais para uma resposta à altura dos criminosos.

“Neste preciso momento desafia-nos o aumento das incursões dos caçadores furtivos”, avançou Peirs Bils, um dos Operadores Bravio de  Massangena.

No entanto, Mário Mavule, também operador, explicou que “pedimos a aprovação da solicitação de licenciamento e posse de armas porque trabalhamos desprovidos. Sendo que os criminosos andam armados” 

À estás inquietações, Neto fez as seguintes observações: “Através do comando distrital, podem trabalhar no sentido de licenciar a utilização de drones nesta área, para ver quem é que anda a prejudicar o trabalho que vocês estão a fazer a reparação de fauna bravia”.

O secretário de Estado  falava durante uma visita de trabalho ao distrito de Massangena, incluindo Mapai, no norte de Gaza.

Fonte: O País

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Lula da Silva Reforça Parceria com Moçambique e Defende Nova Agenda...

0
Visita presidencial celebra 50 anos de relações diplomáticas e abre espaço para acordos em agricultura, infra-estruturas, energia, educação e transporte aéreo.
- Advertisment -spot_img