27.1 C
New York
Sunday, December 14, 2025
InícioSaúdeLaboratório de Saúde Pública de Tete aberto à colaboração com instituições do...

Laboratório de Saúde Pública de Tete aberto à colaboração com instituições do ensino superior

O Delegado Provincial do Instituto Nacional de Saúde (INS) em Tete, Mauro Monteiro, participou, há dias, na Primeira Conferência Científica da Universidade Zambeze, onde partilhou os avanços e desafios do Laboratório de Saúde Pública (LSP) de Tete. Na ocasião, vincou a necessidade de colaboração entre o INS e as instituições de ensino superior.

Monteiro defendeu a utilização do referido laboratório como espaço de formação técnica para profissionais em metodologias laboratoriais e desenvolvimento de projectos de pesquisa conjuntos, vincando que o desenvolvimento científico exige colaboração, daí a necessidade de união, com vista a transformar desafios em oportunidades para a saúde pública.

No capítulo dos avanços, o Delegado explicou que o LSP de Tete, inaugurado em Outubro de 2022, funciona como unidade de referência para diagnóstico especializado, vigilância epidemiológica e resposta rápida a emergências sanitárias.

“Entre os progressos registados com o laboratório, salienta-se a redução do tempo de diagnóstico de surtos, como a cólera. É que, anteriormente, o processo podia levar até sete dias, porém já conseguimos identificar e responder a casos suspeitos em 48 a 72 horas”, destacou.

Na mesma senda, a fonte fez saber que está em curso um processo de acreditação internacional do laboratório. Assim, para os próximos dias, está prevista uma auditoria externa para avaliar a conformidade com as normas ISO, o que poderá permitir a realização de exames com reconhecimento internacional. Segundo Monteiro, a acreditação vai reforçar a credibilidade da unidade laboratorial e abrir portas para colaborações estratégicas com instituições internacionais. Faz parte das metas do laboratório expandir a vigilância de doenças negligenciadas, como parasitoses intestinais, introduzir boletins epidemiológicos em tempo real e implementar novas técnicas laboratoriais.

“A nossa visão é que o Laboratório de Saúde Pública de Tete não sirva somente à nossa província, mas também contribua significativamente para o fortalecimento da rede laboratorial nacional”, disse.

A conferência teve lugar na Faculdade de Ciências de Saúde, em Tete, sob o lema “Impacto das Universidades e Instituições de Investigação no Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Social do País”.

 

Fonte: INS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Os soldados de paz da ONU em capacetes azuis patrulham uma estrada de terra em Abyei, Sudão do Sul, ao lado de veículos blindados.

Ataques com drones mataram seis soldados de paz e feriram oito...

0
Seis capacetes azuis de Bangladesh da Unisfa morreram e oito ficaram feridos em ataques com drones na base da ONU em Kadugli, Sudão. A região disputada de...
- Advertisment -spot_img