Início Internacional Líder da ONU pede que países apoiem missões de paz voltadas para...

Líder da ONU pede que países apoiem missões de paz voltadas para o futuro

0
O secretário-geral António Guterres discursa na Reunião Ministerial de Manutenção da Paz da ONU de 2025 em Berlim, Alemanha
As Nações Unidas precisam, mais do que nunca, de uma força de manutenção da paz totalmente atualizada para os desafios de agora e do amanhã. A afirmação é do secretário-geral, António Guterres, que participa de uma reunião de alto nível com Estados-membros em Berlim, na Alemanha.

Guterres ressaltou na abertura da Conferência Ministerial das Operações de Paz da ONU que o mundo vive hoje a maior quantidade de conflitos desde a fundação das Nações Unidas.

Missões de paz representam 0,5%, dos gastos militares globais

O número de pessoas fugindo por fronteiras em busca de segurança atingiu novos recordes.

Segundo Guterres, as operações de paz representam uma pequena fração, de 0,5%, dos gastos militares globais, e são uma das “ferramentas mais eficazes e econômicas” para construir estabilidade e segurança em nível internacional.

Mesmo com os países-membros arcando com o orçamento das operações de paz e dividindo a conta, ainda existem sérios problemas de caixa.

O líder da ONU lembra que a força dessas operações “depende do comprometimento dos Estados-membros com elas”. E é “absolutamente essencial” que todas as nações respeitem suas obrigações financeiras e paguem em dia.

Nesta quarta-feira, os países presentes na conferência irão anunciar suas promessas de contribuição financeira.

Minusca/Hervé Serefio
Soldados de paz da ONU realizam patrulha na República Centro-Africana (arquivo)

Três prioridades para o futuro

O secretário-geral ressaltou que as missões também enfrentam dificuldades em contextos onde o apoio político e as metas são “inexistentes ou ilusórios”.

Ele propôs três ações prioritárias no processo de renovação das missões de paz. A primeira é uma revisão geral para que as operações se tornem mais “adaptáveis, flexíveis e resilientes”, de modo que consigam responder às especificidades de cada conflito.

A segunda é garantir que quaisquer novos mandatos definidos pelo Conselho de Segurança sejam priorizados e alcançáveis ​​com os recursos disponíveis e com uma estratégia de saída clara.

A terceira é assegurar apoio adequado e unificado dos Estados-membros, incluindo “liderança forte, tropas bem treinadas, equipamentos e tecnologia”, e investir mais em soluções políticas para os conflitos.

Serviço e sacrifício dos capacetes azuis

Guterres destacou que em diversas zonas de guerra pelo mundo, os capacetes azuis podem significar a diferença entre a vida e a morte e representam uma “demonstração clara do poder da ação multilateral”.

Ele disse que há uma longa lista de países que alcançaram uma paz duradoura com o apoio das Forças de Paz da ONU, incluindo Camboja, Cote d’Ivoire ou Costa do Marfim, El Salvador, Libéria, Namíbia, Moçambique, Serra Leoa e Timor-Leste.

Muitos desses países agora contribuem com tropas.

O líder da ONU também enfatizou que ao longo das décadas, 4,4 mil soldados de paz morreram durante as missões.

Fonte: ONU

Exit mobile version