Por Redacção LanceMZ
A reunião teve como objectivo principal o desenvolvimento do desporto nacional e o empoderamento das raparigas moçambicanas, com destaque para a realização de duas competições inseridas nas celebrações dos 50 anos da Hidroeléctrica de Cahora Bassa (HCB) e da Independência Nacional.
Na ocasião, a antiga campeã olímpica convidou a Primeira-Dama a participar nos eventos organizados pela Fundação, a ter lugar nas províncias de Manica e Tete.
“Nós viemos aqui convidar a Primeira-Dama para participar na nossa corrida em Chimoio (na província de Manica). Temos duas competições, uma em Chimoio, no dia 30 de Maio, e outra no dia 23 de Junho, em Songo (Tete), que vai ser a grande final dos 50 anos da HCB”, divulgou Lurdes Mutola.
Por outro lado, Lurdes Mutola destacou que a colaboração entre a FLM e o Gabinete da Primeira-Dama foca-se no desenvolvimento da prática do desporto feminino no país.
“Temos uma parceria com o Gabinete da Primeira-Dama, que é para desenvolver o nosso desporto aqui em Moçambique. Fomos bem recebidos e esperamos que tudo corra bem e que possamos trabalhar juntos para o desenvolvimento do nosso desporto. A filosofia desta parceria é desenvolver o desporto em Moçambique, particularmente o futebol feminino, assim como o atletismo em si”, afirmou Lurdes Mutola.
Em algumas modalidades, a aposta no desporto feminino em Moçambique ainda é escassa, e Lurdes destacou a importância de se investir no desporto como um meio de educação das raparigas.
“É muito importante cuidar das nossas meninas, das nossas raparigas no país, porque, como todo o mundo sabe, Moçambique é um país onde muitas raparigas vivem em situações desfavoráveis nas famílias. Às vezes engravidam muito cedo, e achamos que, através do desporto, é possível contribuir para atrasar este processo de gravidezes precoces”, sublinhou.
De referir que a Fundação dirigida pela antiga campeã olímpica de Sydney 2000 já implementou projectos de apoio directo a raparigas em situação de vulnerabilidade, como a construção de dois lares em Magude, na província de Maputo. (LANCEMZ)
Fonte: Lance