27.1 C
New York
Sunday, October 5, 2025
InícioNacionalMaioria dos cidadãos sem bilhete de identidade

Maioria dos cidadãos sem bilhete de identidade

308

APENAS um em cada três cidadãos possui Bilhete de Identidade (BI) e outros 55 por cento tem uma certidão de nascimento, segundo a chefe da Missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) no país, Laura Tomm-Bonde.

O extremismo violento no Norte do país, nos últimos seis anos, é apontado como um dos factores que agravou a situação, sobretudo, para as populações vulneráveis.

Bonde revelou a informação na capital do país, na abertura da II Conferência Regional de Identidade Legal, evento que terminou ontem, em Maputo, sob o lema “Migração Internacional e Apoio Consular para Facilitar a Mobilidade Global e Regular”.

“Este número deve despertar a nossa empatia e nos motivar a continuar os esforços conjuntos, pois a identidade legal, mais do que uma necessidade burocrática, é um direito humano fundamental que impacta profundamente na vida dos indivíduos. É a chave para aceder a uma miríade de serviços e protecção, incluindo educação e saúde até emprego e segurança social”, apontou.

Explicou que é através da identidade legal que os cidadãos podem aceder a serviços essenciais ou realizar actividades do quotidiano.

 “Sem uma identidade legal reconhecida, as pessoas muitas vezes são excluídas de participar plenamente na sociedade e de aceder recursos vitais, prejudicando severamente a sua capacidade de usufruir de seus direitos”, acrescentou.

Apesar de tudo, destaca algumas iniciativas a nível da África Austral, como a Iniciativa Presidencial de Moçambique “Identidade para Todos”.

Disse que programas como este são um “testemunho do compromisso dos países em reduzir a lacuna da identidade”.

A coordenadora residente das Nações Unidas em Moçambique, Catherine Sozi, também sublinhou a importância da identidade para a vida de todos os cidadãos.

“A identidade legal é indispensável para que as pessoas tenham acesso a direitos, serviços, protecção e assistência. Ela é fundamental para alcançar os objectivos de desenvolvimento sustentável e construir um mundo mais seguro, pacífico e resiliente. A identidade é essencial para uma vida plena e digna”, defendeu.

Leia mais…

Fonte: Jornal Noticias

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!

- Advertisment -spot_img

Últimas Postagens

Arranca amanhã diálogo inclusivo

0
Inicia-se amanhã a auscultação pública do Diálogo Nacional Inclusivo em Moçambique e na diáspora, com brigadas a trabalhar em todos os distritos para recolher...
- Advertisment -spot_img